segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ação e reação: "gente diferenciada"?!?!

Li e achei só e simplesmente ridículo.É o cúmulo do politicamente correto e do disfarce dos preconceitos,de um lada da "causa" e também do outro.

Alguns moradores do Jardim Europa se encresparem  porque o MIS(Museu da Imagem e do Som pra quem não conhece) tem atraído grande público,gerando filas e engarrafamentos e "atrapalhando" o bairro .É uma das muitas coisas do gênero que acontecem diariamente - esta ficou pública porque saiu na imprensa exatamente por seu caráter discriminatório.

O "diferenciada" do título se refere a quem não é do bairro,mostra por comportamento ou aparência que tem uma origem pobre.


Não se chama mais sem teto de gente de rua,dá briga.Preto,pobre,gordo,baixo,velha,deficiente,tudo e todos tem seu equivalente dependendo de quem  fala e de quem escuta.Porque cada "grupinho" tem seu código e é dentro de cada um que os significados ganham sua conotação,nada é assim tão puro e bonito.E por mais que se queira disfarçar,todos nós temos nossos preconceitos,nossas idiosincrasias e por mais "educados"(hipócritas?) que sejamos,sempre escapa alguma coisa,pelo bem ou pelo mal,se sofremos ou somo alvo,como indivíduos ou como parte de um grupo maior.Tudo depende da situação.

Quer mais do que os apaixonados por animais que destratam qualquer um que não seja?Ou os ambientalistas ferozes?

Diferenças existem  e respeito é uma coisa que se distingue de discurso.As  pessoas que se manifestaram contra os moradores do Jardim Europa "vestiram" a maloqueiragem como modelo,como se todo e qualquer pessoa pobre agisse assim.

Estereótipo por estereótipo,qual é a diferença?Esta coisa  de tentar copiar os americanos,super segregacionistas e sua maneira de falar e agir não dá certo e provoca mais hostilidade.

Somos todos diferentes e a graça da coisa é harmonizar,não criar mais atrito.A reação dos que se acharam discriminados foi mais discriminadora ainda,restringindo o que é a maioria da população a um "comportamento" tão desrespeitoso e caricato,se "adequando" ao suposto desrespeito.Ficou pior a emenda que o soneto como diriam antigamente!



Um comentário:

  1. Nossa, coisa mais feia.Nem vou falar mais nada, porque seria repetir o que disse! Mas certas atitudes não entendo!
    bjs Nina

    ResponderExcluir