Parece bobagem mas se a gente tenta substituir um hábito nem todas as possibilidades que se apresentam dão certo,ecologicamente falando.
Eu não vivo sem café(diminuí bastante,na maioria dos dias,só de manhã) e chás e percebi que estes últimos,a "granel" sem saquinho,promovem uma sujeirada e uma lavação de utensílios que foi melhor voltar aos de saquinho e sua praticidade.
Quanto ao café,anos atrás voltei a ter cafeteira italiana,uma daquelas minis e enquanto funcionou,foi ótima:
não precisava de filtro de papel ou coador e o café saia decente.Mas tem uma borrachinha para segurar a rosca e dar pressão pra água subir e passar o café que espanou e só e simplesmente não encontrei reposição e a bonitinha está encostada,servindo de enfeite.
Daí volta pro filtro de papel comum e como não tenho jardim para usar o pó como adubo e nem vou ficar lavando filtro e pondo pra secar(onde num apartamento?) para tentar recuperar o papel,iam pro lixo só e belamente.
Lembro que existe coador e compro o mais fácil:telinha plástica/poliéster no lugar da flanela daqueles antigos;
E olha que cara feia fica o negócio!Com pouco uso parece uma coisa velha e suja,fora que precisa enxáguar toda vez que usa,daqui a pouco não vou poder mais usar e...vou precisar voltar ao filtro de papel,não vai ter jeito.
E de coisinha em coisinha dá pra perceber porque mesmo não sendo ambientalmente corretas,muitas delas são de uma praticidade que não tem como abrir mão!
Ainda acho que filtro de papel, é mais econômico. Porque é ecológico, a natureza absorve. Não há necessidade de usar água pra lavar e vira adubo aqui em casa, Uso na minha composteira.
ResponderExcluirbj Nina
Nem me fale em "casa",por melhor e mais organizado que o prédio seja,morar meio "engaiolada" não é o ideal mesmo,é o possível.Com quintal conseguimos fazer tantas outras coisas - na área de serviço da minha mãe os recicláveis ficam todos organizadinhos por tipo eu,aqui,separo em sacolinha de mercado,e só agora a administração entrou em contato com uma empresa de reciclagem para recolher o que separamos.
ResponderExcluirBjs e ótima semana!