quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sabe quando se sente a passagem e o peso do tempo?

Não são  apenas os cabelos brancos,as mudanças físicas , doenças e um certo desânimo existencial.
É perceber que muito do que se  gostava ou fazia não é mais possível,e não por falta de vontade,mas porque não existe mais.

Descer no metrô República,atravessar a estação,subir a escada  e sair direto na Barão de Itapetininga,ir até a Brasiliense(fechou há quantos anos?);ao Mappin(este fechou no início dos anos 90);ou à Mesbla na 24 de maio(também acabou nos anos 90).A Peter,ali atrás do teatro Municipal era mais difícil($),mas mesmo assim,adorava quando con$eguia.
Voltar por uma das galerias e percorrer as lojinhas,cobiçar e depois poder comprar várias coisas lindas na Luas&Novas(esta eu não sei se ainda está lá,no meio da degradação) ou na Livraria Francesa(idem ibdem).
Os cinemas do centro:Olido,Paissandu,Metrópole,Ipiranga,Marrocos,Arouche fizeram minha alegria no tempo de faculdade.Salas imensas e quando começava o filme,silêncio.As pessoas iam para assistir,não para conversar,clicar no celular ou falar bobagens e comer .

Foi decaindo,degradando-se aos poucos e de repente,24 de Maio e 7 de Abril nem pensar - camelôs,ladrões,gente de rua pululando,muito lixo.
Descer na República?Nem pensar.drogados e gente de rua tomando conta de tudo.quantas vezes alguém berrando quase em cima de você:me dá dinheiro,me dá dinheiro,...pra ir se drogar ali ao lado do Caetano de Campos.

Muda de sentido,desce no Anhangabaú e passa rapidamente na Galeria Nova Barão,e isto há já um bom tempo que também não dá,a maioria das lojas fechou ou mudou de endereço.E "atravessar a Xavier de Toledo" é quase como uma barreira:ali do lado não é seguro,melhor não ir.No Viaduto do Chá,com a Prefeitura ocupando o  Edifício Martinelli também não;aglomeração,passantes "estranhos";a Praça do Patriarca não tem mais atrativo nenhum - e na São Bento é melhor descer na estação do metrô,fazer o percurso da  rua e voltar rapidinho.

Shopping Light?
Até dá,tem uma Renner,um bom café no térreo,uma Americanas também.
25 de março,Liberdade?Atrativo pra turistas,sacoleiros e/ou lojistas de fora. Na rua Direita não passo mais nem que me paguem.Como era mesmo o nome daquele loja "boutique" que tinha uns tricôs incríveis ?Tão gostoso andar até o Largo São Francisco.....era,agora?Nem pensar.Daqueles sebos maravilhosos e quase encantados sobrou algum?


E o porquê destas lembranças ?O quebra quebra por causa das reintegrações de posse na região.
Porque daqueles lindos edifícios antigos ,prédios,residenciais,hotéis cinemas o que se tem agora são favelões verticais.No fim dos anos noventa dava agonia passar por algumas ruas da parte de trás da Praça da República porque eram uns "desertos",prédios com entradas muradas,lixo,Agora,como lá na periferia,tudo virou "invasão".
As lindas lojas que existiam ali?Nunca mais passei,devem ter fechado também ou se transformado em  algo a ver com a atmosfera atual,que foi o que aconteceu com a Barão e adjacências.




 Ônibus incendiado quase atingindo o Teatro Municipal.Aonde o prestígio do prédio seus significados?!?Um dos marcos da cidade quase pegou fogo!!!!


 O Shopping Light dando para o viaduto do Chá,com a frente do Teatro(esta lateral cheia de viaturas é uma excrecência!) encaminhando para a Barão....
..... toda suja e destruída depois da passagem da confusão



É,meu São Paulo,um pedaço dele,não existe mais e o que está lá agora é feio,sujo e duro.
Sei,tudo muda,se transforma,mas presenciar esta destruição faz muito mal.

Fico aqui,no "meu bairro ",circunscrita.Como a maioria das pessoas,cada uma em "seu lugar",porque os espaços de circulação amplos e  comuns deixaram de existir.Estão virando outra coisa,difícil explicar o quê.


2 comentários:

  1. Nem sei o que comentar. Acho que esses prédios, quando ficaram vazios, já deveriam ter sido desapropriados e reformados . Assim virariam casas populares ou apartamentos financiados pela Caixa. Alguma coisa assim. Pra que deixar abandonados com o risco de serem invadidos. Nada é pensado para a cidade ficar melhor n futuro, tudo é feito para o agora, e depois o que
    será? Sabem que há falta de habitação popular , então porque nada é feito?Sabe, eu sei que é difícil cuidar de uma cidade, mas sai prefeito, entra prefeito , e nada é continuado, muda tudo de novo. Novas coisas são feitas, e que o que não deu pra terminar , fica sem terminar mesmo. Está assim uma avenida perto de casa. Horrível! Trânsito péssimo! Como pode isso, eu acho que deveria ter uma lei, dizendo que o prefeito eleito tem que terminar o que o outro deixou com o orçamento que foi feito antes dele. Mas é tudo ilusão. Eu nem sei o que será dessa cidade, o que será de nós!
    bj Nina

    ResponderExcluir
  2. A falta de vontade política e de ação verdadeira é notória Nina.Os governos usam as divisões sociais para jogar a população uns contra os outros enquanto eles só fazem é se apropriar e ganhar com tudo.
    Ontem vi uma chamada de programa no Canal Curta que me deixou com raiva:uma mulher gritando o porquê do governo não "dar" moradia pra eles.
    Trabalhar e conquistar não passa pela cabeça deles e daí,justificam as invasões.
    No dia da reintegração no centro ver mulheres com muitas crianças e "exigindo" coisas,sendo que não pensou nelas antes de ter tantos filhos.
    Cansa a gente,porque não se vê melhora num país tão rico.
    E nossa cidade está sendo usada pelo populismo dos políticos,quero ver onde vai parar.
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir