quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tanta coisa pra aprender e eu não sei quando e como

             Piaget mostrou como se dão as aprendizagens e todas,todas,durante a vida seguem o padrão.Ao retornar para o tricô,sabia os “fundamentos” mas as mãos demoraram para “obedecer” porque tiveram que reaprender o caminho.Sistema nervoso/neurológico,memória,emoção,tudo influi.Nas tentativas do crochê,muito mais dificuldade porque não sei os fundamentos,estou “pré-operacional”,tenho idéia do que  é preciso fazer,mas como não assimilei todas as ações,faço como as crianças,”garatujo”,”tem algum valor de som”,ou seja,caminho,mas ainda não me “alfabetizei”,não construí a “linguagem” no cérebro.Tá sem “linha de base”,sem “estruturação espacial”,com “figuras indefinidas”.É,e depois dizem que não,não é nada disso,precisa só “cópia”.A prática vem,sim,mas com as estruturas mentais adequadas,sem elas,ficamos analfabetos funcionais,não tem como negar,desdizer,falar que não.Para a costura então,misericórdia!São tantos detalhes,tantos  que será passinho a  passinho,re-início do básico,senão não caminhará.Estudar,estudar,estudar.Não são intelectualidades comme Il fault,mas outros saberes.Quanta coisa tem pra aprender,conhecer,viver!Talvez um dos sintomas da crise de meia idade seja exatamente esse:o tempo tá passando e percebemos o quanto podemos ainda fazer,e não sabemos se será possível.Viver é aprender e é eterno,enquanto dura.E,aonde arranjar energia?De férias e sossegada,tudo bem,mas até aposentar,ter que cumprir horários,se estressar com ambiente que não oferece mais nada - melhor nem pensar,deixa prá lá.Será maravilhoso quando,com uma graninha  no bolso e tempo,puder realmente ser livre,leve e solta.Não vejo a hora,preciso de paciência e calma e minhas "manualidades",me ajudarão.



2 comentários:

  1. Oi Eliana!

    Eu também sou Eliana!!! E também sou professora de Educação Infantil... ai ai ai... coincidências... Meu layout do blog era exatamente esse que você usa, mudei ele recentemente... rsss

    Senti uma certa angústia na sua postagem. Seja paciente, tudo ao seu tempo!

    Assim como as crianças têm seu tempo de aprender e amadurecer, nós também, precisamos desse tempo, mesmo adultos que somos! Tudo ao seu tempo... Sem atropelos!

    Gostei de encontrar você! Hihihi Uma xará!

    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana, me identifico muito com o que você escreve, os sentimentos são os mesmo, só não sei expressar no teclado. Sou ruim nisso. Essa angustia do tempo passando sem saber se vai dar para fazer tudo!!! Vou fazendo uma coisa pensando na próxima, e já parto para a proxima se terminar o que estou fazendo, nao sou diciplinada. Estou fazendo um pap de meia de tricô, é fácil, por estes dias posto no blog. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir