quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Silêncio, Shusako Endo

 

Além de pensar na vacina(10  meses de quarentena),no colapso da saúde país afora,do por quê não impincharam o bolsocoiso até agora eu continuo lendo.Sim,é o meu refúgio, meu sossego - mesmo que seja,como este Silêncio,uma coisa triste ,doída.Pra quem é religioso então,no caso o personagem principal ,um jesuíta infiltrado e preso no Japão  no século XVI,procurando uma manifestação divina que não enxerga,enquanto vê a desgraça da vida que os pobres levam,num país  que já tinha tido uma época de catequização, mas onde os cristãos estão sendo perseguidos,bem,não é muito consolador.Economizei um pouco a leitura,mas já estou quase acabando e não vejo nenhum alívio.E olha que o livro me pegou,no começo da leitura eu só tinha na cabeça as "catequizações" aqui na Terra Papagalli, os autos  de fé e as perseguições da Inquisição .E eu não gosto de catoliquices e crentices,gente "devota" costuma me virar o estômago. A leitura vai me levando,como aliás,quase todas este ano - pelo menos nisso o ano promete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário