domingo, 3 de janeiro de 2021

Balanço das leituras de 2020 e a primeira de 2021:

 






E acabou ano terrível,pandêmico,bolsocoisista!!!Continuo minha quarentena,dependendo dos entregadores pra tudo(minhas saídas são até a portaria e volto) e superando as alterações de humor e disposição.
Achei que não ia,mas acabou que li bastante,bem e muita coisa variada(ai pelo blog tem o registro de tudo,ou quase,acho):mergulhei no universo Tróia/Ulysses,me preparando,quem sabe encarar a Ilíada e a Odysseia - fiquei bem por dentro dos enredos e dos muitos e muitos personagens.Até tragédias gregas eu li!!!
E livros sobre história do hospital,sobre os vírus e a história,etc.Li Oliver Sacks(quatro livros só dele!).Li três do Bulgakov.O  maravilhoso A caminho de casa logo no começo do ano.Valêncio Xavier,biografias,livros sobre a questão do racismo,muita,muita coisa e leituras boas.Nunca antes na história do meu Skoob eu dei tanto 4 estrelas para a maioria dos livros - 5 só para um e outro,também não vamos avacalhar!!!!!

Então,vamos aos números(não esqueçam ,eu sou de humanas,minhas contagens.....,bem,fiz o que deu):

106 leituras
58 ficção
42 não ficção
6 HQs
34 em e-book
72 impressos
2releituras
8 em francês
6 em inglês
4 coletâneas de autores variados
25 mulheres
29 brasileiros(11 escritoras,18 escritores)
5 russos
1 ganense
1 angolana
4 americanos,6 americanas
12 ingleses,3 inglesas
1 caribenha de língua francesa
15 franceses
1 israelense
1 nigeriana
1mexicano
2 indianos(um escritor/uma escritora)
2 romenos
2 portugueses
1 alemão
1 italiano,2 italianas
1 espanhol
4 gregos



Não considerei "poesia" as tragédias gregas porque não.Poesia tem jeito,tem que ser meio Drummond,meio Leminski,um pouco de Manuel Bandeira.Minhas limitações,me deixa.



E virei o ano lendo,queria terminar o Flor de Pele e gostei,história possível usando os pioneiros da vacina contra a varíola na América Espanhola no início do séc XIX.também triste,mas bom de ler como o Equador que tinha lido antes.


E já engatei e terminei o primeiro do ano!




Paulada,pequeno,bom e triste.Destes livros que dão uma derrubada na gente e que a gente gosta!Também dos perdidos no Kindle - agora que meu aparelho está desvanecendo(dá umas perdas de bateria do nada)  - tenho que aproveitar enquanto der pra usar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário