sábado, 18 de janeiro de 2020

Homem Invisível,Ralph Ellison



Atualizando:ainda estou lendo o Memórias da Plantação e ,ao contrário do que pensava,não é um livro de divulgação geral,mas um relato de pesquisa sobre racismo,então tem linguagem e estrutura acadêmica,o que me atrapalhou um pouco no começo,agora já está assimilado,mas mesmo assim a leitura é mais lenta.Muito interessante e coloca ,entre outras coisas,a questão do uso de determinadas palavras para perpetuar o racismo.



Daí lembrei do Ralph Ellison,minha edição é de 1993(li naquela época,não lembro de ter feito releitura,meu livro está todo oxidado) e lembro de que foi impactante quando o li,mas estava esquecido na estante desde então.Como estou mergulhada nesta questão dos negros nos Estados Unidos nada melhor que regatar este livro que foi um marco literário sobre a questão ,escrito nos fins dos anos 1940 e publicado em 1952,ou seja,quando a questão dos direitos civis estava mais candente do que nunca.Não lembrava nada,nada.Nem da escrita,que estranhei nas primeiras páginas,mas sei que é um livraço.Quero ver o que a eu madura vai encontrar numa leitura importante quando eu era mais jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário