terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Balanço das leituras do ano



Este ano ,como sempre,li muito e tive a impressão de ter feito ,no geral,muito boas leituras.Teve o projeto Primeira Guerra Mundial(um livro melhor que o outro,tanto ficção como os não ficção).Li os Lusíadas!Terminei o Drummond(Reunião 23 livros),li um monte de nacionais(entre eles duas biografias incríveis ,Jorge Amado e Santos Dumont) e descobri Ana Paula Maia.
Teve a flopada com o Homem sem qualidades,livro famoso,muito elogiado e que eu achei uma bosta,acontece.Mas,vamos aos números:

.94 leituras
.53 ficção
.33 não ficção
.6 HQs e quetais
.2 poesia


Foram 16 livros de autoras e 72 de autores(a conta não bate muito bem porque não marquei autoria das HQS e os livros com autoria múltipla).A maioria da Europa mas de todos os lidos,32 livros foram  de brasileiros!

Vamos lá:6 austríacos,1 alemão,12 ingleses,3 inglesas,1 húngaro,1 português,12 franceses,1 italiano,4 russos,5 americanos,2 americanas,20 brasileiros,12 brasileiras,1 argentino,1 cubano,1 israelense,1 espanhol,1 espanhola,1 escocês( a contagem dos "Britânicos" ficou meio confusa,marquei inglês para a maioria deles,sem especificação,mas sei que pelo menos um deles era de origem australiana).

Dos russos,Dostô teve a maioria dos livros.Das brasileiras,Ana Paula Maia.

Em francês foram 13 livros,em inglês algumas HQS(Mõnica) e três livros(tentativas ,dois foram de exercícios/como praticar em inglês e o outro foi o sobre Vasco da Gama que não fluiu bem);26 foram e-books,67 impressos,4 releituras.


Acho um balanço bom ,li de tudo um pouco e quero continuar assim,com os livros se chamando e eu lendo o que for dando na telha.


Bom ano novo  e que venham mais leituras!

Um comentário: