sábado, 1 de dezembro de 2018

E então...



Minhas leituras estão caminhando:

O Nova reunião,23 livros,Carlos Drummond de Andrade(que eu comecei nem sei quando),estou pelos 50%, é um pouquinho por dia - e no kindle não está sendo a forma ideal para poesia,quebra a estética da página,os poemas ficam meio grudados uns nos outros,fica esquisito às vezes.Mas do conteúdo,tudo de bom.E é imenso,acho que ainda continuarei com ele por um bom tempo.

Do Bom soldado Svejk não é exatamente "divertido" como prometido na sinopse,ou eu não embarquei no rítmo dele,sei lá.Me fez perceber o quanto não sei sobre como era o Império Austro-Húngaro;durante o texto há referências a alemães,tchecos,húngaros,austríacos,à Boêmia,Moldávia,e mais não sei quantos lugares e grupos étnicos,todos no mesmo barco,"a guerra" contra a Inglaterra; muita ironia quanto aos militares e o papel do Svejk é meio de bufão.Também já passei da metade,está numa parte meio nonsense,espero que flua melhor e que não vire o "samba do tcheco doido",já me basta de texto pirado o Obsceno Pássaro que li na primeira metade do ano.

E o Frank,a voz,muito gostoso de acompanhar sua vida.É bem detalhado,já chegou na parte dos anos depois da Segunda Guerra e ele já fez sucesso em musicais no cinema.Interessantíssima a posição do autor quanto a "dificuldade" da personalidade do Sinatra,talento à parte ,e também sobre seu envolvimento com mafiosos(não demoniza a coisa,mas não evita de colocar os pingos nos is) e seu comportamento.E não,"ter sucesso" não é exatamente viver num  mundo cor-de-rosa;e está próximo de acontecer o "caso Ava Gardner",que joga o moço literalmente no chão(mesmo sendo uma história que já conheço,quero ver como o autor vai colocar os detalhes).



 Não sei se farei o Desafio Livrada! novamente,mas o projeto de ler o Dostoievski em ordem cronológica com certeza vou continuar.E por falar nisso,ontem dei uma arrumada em alguns livros e coloquei os "russos" juntos - tenho Turgueniev,Tchecov(vários),Babel,Bunin,Gogol,Gorki,muitos livros de contos,fora os Dostô e os Tolstói(metade em livros físicos e o resto no Kindle).Penso em ler um por mês,são livros fininhos,dá pra fazer junto com o outro projeto.

Minhas leituras vão sempre se encaixando/encadeando,nunca fico de ressaca literária ou  sem saco pra ler,por isso não vou estabelecer metas para o ano que vem,não quero obrigações com nada,a não ser,ir variando sempre as leituras e misturando os clássicos com coisas mais recentes.Nem minha TBRbox(se não sabe o que é procure o post em que explico) eu precisei usar,os livros vão se "chamando".Tá,não variei tanto de continente,os europeus continuam maioria dos lidos,mas li latino americanos e africanos também.Não é uma coisa que me preocupe,"ler mulheres/negros/minorias".Quero livros bons,que me envolvam e não,não consigo abandonar leituras,tenho que saber onde vai dar,isto não muda.

E tenho sempre o dilema entre querer reler e ter medo de não sobrar tempo para ler os novos.Muito
livro e pouca vida pra ler tudo!



PS:Lembrei ainda dos meus livros sobre a Primeira Guerra,tá certo,tem muitos ainda sobre a Segunda,mas eu quero "desatrasar este tema" e depois ir alternando entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário