segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Balanço das leituras do ano



Como sempre, li bastante - tenho três em andamento(O 23 livros nova reunião do Drummond,que está pelos 50%;o 500 short stories vol 2 pelos 30% e o Sinatra,o chefão pelo 1/3 - ainda faltam umas 800 páginas)que  seguirão pelo ano que vem  e estou terminando o Assassinato do arquiduque.Acho que não pego outro livro até semana que vem,então bora fazer o balanço:


90 lidos:
16 não ficção
20 quadrinhos(graphics,HQs  e afins)
54 ficção
3 coletâneas com vários autores
5 do total de leituras foram releituras
3 poesia
1 em inglês
18 em francês
32 em e-book
58 em livro impresso

Por autores:
3 russos
6 brasileiras
18 brasileiros
2 americanas
4 americanos
4 inglesas
6 ingleses
1 irlandês
1 nigeriano
1 nigeriana
9 franceses
2 belgas
1 franco argelino
1 portuguesa
1 iraniana
1 jamaicano
1 colombiano
1 chileno
1 austríaco
alemães(coletânea)
2 espanhóis
1 macedônio
1 argentina
1 tcheco

Dos autores que li mais de um: dois do Lima Barreto,dois Conan Doyle,dois Stefan Zweig ,dez  do Dostoievski(terminei os Irmãos Karamazov no início do ano e os outros foram no projeto #dostôesselindo #lendodostoievskiemordemcronológica da Isa Vicchi),2 do Gógol,4 Jean d'Aillon.


A pior leitura foi sem dúvida o Obsceno Pássaro da noite,não foi livro pra mim,acompanhar os fluxos de pensamento de alguém doido não me acrescentou nada.

Gostei muito do Capote e outros contos,O Hibisco Roxo e o Mundo se despedaça,O sol é para todos,O jardim secreto,os Zweig e os Lima Barreto,os quadrinhos MSP,o Compadre de Ogum do Jorge Amado,A sombra do vento.Do Dostô o meu preferido foi o Sonho do tio.Mas no geral foram boas leituras - não abandonei nenhum livro,mas troquei no Skoob os que sei que não leria novamente,foram muitos.Acho que diversifiquei bem,tem autores de tudo que é canto.

Autores contemporâneos muito elogiados(Jacques Fux,Conceição Evaristo,José luis Peixoto)não me conquistaram.


E sim,gostei demais das minhas leituras de não ficção.O a noite do meu bem foi maravilhoso e os que estou lendo agora(já citei lá em cima) também estão ótimos.

Mas como melhor leitura ficou a releitura dos Cem Anos de Solidão,livro incrível,que me fisgou desde o começo.Tinha lido há uns trinta anos e só lembrava que a família se chamava Buendia e a cidade,Macondo,tinha me esquecido de como é envolvente.Livro pra sempre!


Para o ano que vem já comecei um "projetinho" de ler ficção e não ficção sobre a Primeira Guerra Mundial e vou continuar com o Dostô.Mas acho que não farei mais nenhum outro desafio.No Insta e no Youtube estão pipocando projetos/desafios,mas acho melhor deixar as leituras irem se encadeando e não encaixar nada como "obrigação".


Ler continua sendo minha melhor atividade e não,não me canso nunca.

3 comentários:

  1. Olá! Ótimas leituras! Também reli o 'Cem anos' e achei ainda mais sensacional. Reler é sempre uma nova e empolgante experiência. Bom, fico feliz que tenha lido algum dos meus livros e te convido a ler algum outro - recomendo o 'Antiterapias' ou o 'Meshugá'. Espero que goste do próximo. Abraços, bom 2019 e ótimas leituras! E força para a nossa literatura.
    Jacques Fux

    ResponderExcluir
  2. Olá,que honra um autor lendo sobre minhas leituras!Sou chata e é difícil me agradar de primeira(só o Saramago conseguiu,eras atrás),quem sabe lendo outros dos seus livros eu não acabe encontrando uma que me pegue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim! Antiterapias ou Meshugá, recomendo. Abraços

      Excluir