sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Desafio Livrada! 2018

Começo do ano e começam a aparecer muitos desafios literários pelas redes sociais" livrísticas",mas tem uns que não dá pra considerar ,tem "categorias" como escolher um livro pela cor da capa ou pela posição que está na estante,critério literário zero.
Este do Livrada! é interessante porque  faz a gente pensar em alguns livros que ficam sempre de fora dos normalmente lidos e traz sempre questionamento sobre o que colocar em cada uma das categorias pedidas( a página do grupo no Facebook - https://www.facebook.com/groups/1246043595488883 -  tá bombando com as listas de quem já fez suas escolhas e com discussões até sobre a relevância do desafio) ,a gente questiona o que sabe sobre literatura e se realmente lê algo que faz pensar.
Ano passado até que encaixei algumas leituras ,mas não fiz o desafio inteiro e não sei este ano se conseguirei fazê-lo.Tenho minhas próprias demandas(no post sobre o balanço de leituras do ano passado eu mostrei o que ficou falando ler , http://epersemuove.blogspot.com.br/2017/12/balanco-de-leituras-ate-30-11-2017.html ) e talvez procure algumas leituras inspiradas pelo desafio.



Abaixo vai o vídeo do Yuri e as categorias deste ano e os meus "talvez" para cada uma.Lembrando que não quero comprar livros,tem livro não lido demais me esperando e que só quero adquirir alguma coisa nas trocas do Skoob(ou se for alguma promoção sensacional,imperdível ). 










Desafio Livrada! 2018 - Categorias:

1 - Um livro de poesia nacional contemporânea(ele quer de poetas vivos,mas eu só tenho os que se foram nas estantes,Manoel de Barros,Gullar ).
2 - Uma distopia (esta é mais fácil,já até separei os livros pra escolher,acho que vai ser o Farenheit).
3 - Um livro de abordagem metafísica (quero ler Thommas Mann,será que consigo?).
4 - Um livro de história (esta também é fácil,sempre tenho o que ler em História).
5 - Um livro narrado em primeira pessoa (tenho O Sol é para Todos me esperando no Kindle).
6 - Um romance hispano-americano (tenho Alejandro Zambra me esperando na estante e preciso ler mais literatura de outras Américas que não a do Norte).
7 - Um livro experimental (tenho o Retrato do artista enquanto jovem e bem,Joyce é experimental,né?Ou ler Faulkner,que nunca li até agora,mas não tenho nada dele e não quero comprar livros enquanto não diminuir a pilha dos que comprei ano passado e ainda não li).
8 - Um livro com um título impactante (tenho um de contos da falecida Cosac com um nome esdrúxulo,talvez leia ).
9 - Um livro ilustrado (*não é HQ) (Talvez encaixe o Persépolis nesta categoria).
10 - Um livro que se passa num país sobre o qual você não conhece nada (Talvez Hibisco Roxo da Chimamanda).
11 - Um livro contemporâneo a si mesmo (que narra o presente)(Tempos Difíceis do Dickens).
12 - Um livro que foi lançado no ano que você nasceu (tenho o Todos os Contos da Clarice e parece que o Legião Estrangeira é de 1964,então..).
13 - Um livro sobre música (tenho os do Ruy Castro,os sobre os rock dos anos 80 e até o Almanaque da Rádio nacional,é só escolher).
14 - Um livro sobre um tema que você acha tabu (tenho dois candidatos:Lolita e O Jardim de Cimento).
15 - Leitura obrigatória do "O Obsceno Pássaro da Noite", de José Donoso (livro alternativo, "Salmo - Romance-Meditação Sobre Os Quatro Flagelos do Senhor, de Friedrich Gorenstein). (este teria que comprar e me interessei mais pelo Donoso,se for tão bom quanto o Vida e Destino que foi a escolha do Yuri ano passado,vai valer a pena).



É ,talvez não seja difícil me desafiar mais este ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário