sábado, 13 de janeiro de 2018

#6,Olhos D"Água,Conceição Evaristo

Resultado de imagem para olhos d'água conceição evaristo



Bem,estou cumprindo o que me prometi de ler mais livros nacionais e também ler mais autoras.Este ano esta já é a terceira,mas foi a leitura que menos gostei.
Aconteceu mais ou menos o mesmo de quando eu li a Maria Valéria Rezende:muitos elogios,muita aclamação(na FLIP,ano passado,foi aclamada,junto com outras escritoras),mas não me identifiquei com os contos,sério,nenhum me agradou.Frases bonitas aqui e ali,mas nada que me provocasse empatia.Parece que só por escrever sobre os excluídos,negros,prostitutas,favelados,criminosos e gente de rua, dão um valor acima do que tem para estes escritos.Ou a história de vida da escritora que de favelada conseguiu se tornar professora universitária e autora - será que pela raridade da trajetória merece loas e não pela escrita em si.E se não divulgassem tanto isso e apenas publicassem os contos,teriam o mesmo valor para esta crítica?E se ela falasse de pobres "normais",com uma vida comum,que lutam e vencem as barreiras(minha experiência de vida e da minha família)que são a  maioria da população?Não teria o mesmo valor?
Me comovi mais lendo sobre os camponeses russos  nos contos do Tolstói que com os personagens dos Olhos D"Água.Talvez por eu ter convivido com a população do extremo  da periferia leste,aqui em São Paulo,enquanto dava aulas, não consiga ter simpatia por esta parte da população,é uma gente quase impossível de se conviver e ao mesmo tempo que esperam por seus direitos,não cumprem os deveres mínimos ,bem essa foi minha experiência(e meu trauma).
Pode ser uma bom manifesto social,mas como literatura,não me convenceu.



E tem tanto apelo que já coloquei para troca no Skoob e foi quase imediatamente solicitado,vai se entender.






Nenhum comentário:

Postar um comentário