segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

#9 Desafio LIvrada!2018 livro experimental - Retrato do Artista quando jovem,James Joyce

O critério "experimental " é vasto - dependendo da época em que foi publicado um livro pode sim ser encaixado nele e acho que este é o caso.Publicado em 1906(101 anos,já) foi considerado um marco do modernismo.
A leitura é difícil?Não,sentei e li umas 70 páginas logo de cara.Bom pra perder o medo do Joyce.OK,não estamos falando do Ulysses,mas este autor é sempre colocado como um marco nas inovações da escrita,então,bora ler.
Pessoa você entende as "questões estéticas" desta escrita?!?Não tenho essa intenção,quero ler e me envolver com o enredo e não ficar em discussões teóricas  que não me interessam nada.Mas e as tais "camadas" da leitura.Pois bem,fico com as que alcanço,o resto,não importa.



UPDATE(26-01)

Pois é,estava tudo muito bom,tudo muito bem,daí que começa a se falar de religião ,de uma fase carola do personagem e de como ele não teve vocação religiosa apesar de tudo.Chato até!Mais eu vou lendo,bem mais devagar agora e lembrando que o Dédalus é um irlandês dos começos do século XX,então seu conflito religioso não é descabido(se o Bono pode ser meio muito carola hoje em dia o que dirá um adolescente anos atrás?!?!).Mas que está chato,está muito chato.

UPDATE (28-01)
Terminei ontem,a leitura fluiu melhor,mas não me envolvi com os dilemas do personagem.Depois da questão religiosa vieram as de filosofia estética,passei meio batido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário