sábado, 15 de maio de 2021

Livros,livros,livros à mão cheia e deixe que digam que pensem que falem.....

 




Estou eu me batendo com o 1434 ,o autor tem uma idéia fixa na cabeça sobre os chineses terem desenvolvido modos de navegação e toda a ciência para implementá-la e que vestígios deste conhecimento foram essenciais para os descobrimentos nos séculos XV/XVI e recolhe "fontes" que me parecem não exatamente fidedignas(ele dá uma forçada para haverem "coincidências" que só sua pesquisa encontrou),cita um ou dois autores,diz que "parafraseia" parágrafos(não,não há citaçãoes entre aspas) e cita constantemente sua formação(foi oficial da marinha inglesa),suas viagens e visitas a museus,além do seu livro anterior(1421, onde parece que também desenvolveu sua hipotése das navegações e descobertas chinesas).Estou seguindo seus raciocícnios,tentando superar a escrita e sua forma de "pesquisa",história sem "História"(o único historiador conhecido citado foi o Braudel,tirando a citação de outro autor) e vai e volta,repetições de afirmações em moto contínuo(pra ver se convence?!?!) - fora as indicações das páginas na internet criadas para acompanhar seus livros e de onde ele também sustenta e implementa sua pesquisa com fontes externas(e-mails de "estudiosos",correspondência e afins).
Enfim,não abandonei porque quero ver aonde vai dar.É difícil porque sou de humanas,completamente,e onde ele para para falar de cálculos ,tabelas e quetais para posição do sol,planetas, descobrir latitude/longitude,meus dois neurônios dão uma travada.E ele mistura isso com lembranças de quando estava na ativa,suas "pesquisas",viagens com a esposa e..... volta aos chineses.A única evidência histórica que parece plausível é sobre o Américo Vespúcio,a nomeação da América e de como isso foi possível pela ação de um duque da Lorena e o grupo de estudo que criou e difundiu conhecimentos náuticos.
No capítulo que vou começar, tem Leonardo da Vinci e acho que ele vai dizer que a extrema versatilidade intelectual dele veio dos conhecimentos chineses também!!!!!!!

Tudo que ele fala de estudiosos,cartógrafos,matemáticos volta aos chineses,que seriam a origem de tudo,inclusive,do primeiro globo terrestre que foi transcrito para mapas que chegaram até Colombo,que assim já teria noção dos novos territórios e que encontraria um novo continente(o mesmo para Magalhães e a descoberta do estreito e de Bartolomeu Dias e o Cabo da Boa Esperança).
Enfim,dá pano pra manga,mas se realmente tivesse sido levado a sério creio que haveria repercussão(imagina se  a China bombando crescimento ia deixar passar isso,assim,em brancas nuvens) e eu nunca soube destas hipóteses a não ser agora,pegando o livro(que quando pedi,no Skoob eu achei que fosse um romance histórico,ficção,não uma "pesquisa").



E estou doida pra continuar a Guerras das Rosa.Sim,eu encomendei os livros que não tinha(o primeiro veio do Skoob) e eles já chegaram,mas só retomo quando chegar ao fim do 1434.

Livros,livros,livros,livros,não cansam nunca!



Nenhum comentário:

Postar um comentário