quarta-feira, 12 de maio de 2021

1434....ou um livro esquisito

 



Da mesma pilha de livros conseguidos em trocas no Skoob,peguei este 1434 e....não é ficção como eu acreditava,já que a proposta do livro é altamente discutível  ao colocar a China do século XV como influenciadora direta para o Renascimento.E as fontes citadas são no mínimo  curiosas:páginas na internet/fórum de discussão deste livro e de um anterior mais ou menos do mesmo estilo,mais alguns "pesquisadores" , não ligados à universidades ou centros de pesquisa.Então o assunto,pelo visto,é tratado por curiosos pelo tema,mas sem bagagem acadêmica. 
Fiquei com os dois pés atrás !

Logo no começo ele cita mapas mundi com a América e a Austrália existentes antes de Colombo ou dos portugueses,teriam sido feitos baseados em descobertas das enormes frotas chinesa que navegavam por todos os mares ,sendo então os verdadeiros pioneiros e descobridores.....
Well,meio assim,Parei no segundo capítulo ,num texto muito mal escrito(não creio que seja problema da tradução, acho que é do original mesmo) , depois de um blá-blá-blá sobre eunucos e mandarins ,suas importâncias e participação nas "incríveis " frotas mandadas pela China aos quatro cantos do mundo.Tudo baseados naquelas "fontes" que citei acima.
Não me convenceu e nem me pegou.Hoje darei mais uma chance,mas é um livro altamente questionável e esquisito.Grande chance de abandono à vista,o que é raro acontecer comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário