domingo, 17 de maio de 2020

E os contos do Machado?

 Machado e Joaquim Nabuco
Fazia muito tempo que não lia Machado,terminei ontem.E eu não sei ler contos a não ser um depois do outro na seqüência, ainda mais no Kindle, que não tem como "folhear",não sei ir pulando e escolhendo,vão na ordem em que se apresentam e,no caso desse livro,estão dispostos em ordem cronológica. O bom do Kindle É ter dicionário, apesar da leitura ter sido fluída, muitas palavras estão fora de uso há eras,indecifráveis sem ajuda.
Teve,entre outros, o Alienista(o Machado que mais li na vida,),mostrando mais seu lado de crítica social;o Relógio Dourado com mais um marido "daqueles".A missa do galo,Pai contra mãe,o Espelho(este eu tenho certeza de já ter lido antes,mas me pareceu tão outro) e outros.A sociedade que aparece é aquela de sempre,hipócrita e dissimulada e o "romantismo" em alguns textos serviu para reforçar esse caráter. Os que trazem a escravidão podem chocar quem nunca leu nada de antes do século XX,mas acho importante como documentos.
No geral foi uma experiência boa, um ou outro ficou meio perdido ,mas com contos é sempre assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário