quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Lendo o mundo da Primeira Guerra Mundial,continuação





Continuando as leituras,o Homem sem qualidades está evoluindo aos poucos,leitura fluída(ou eu que não presto atenção,vai saber!),capítulos curtos,ainda não passei da pág.70,as páginas são grandes,cobertas de texto quase sem espaço,um volume pesado para segurar,um pouco chato pra ler,fisicamente,mas o enredo é bom.

Já o Jogo dos olhos está no terço final,Canetti já é um autor "publicado",casado e ainda está em Viena d'Áustria.Não cita a Alemanha diretamente,mas já houve menção aos "sentimentos" da época e suas repercussões e sim,o meio intelectual que ele vive é predominantemente judeu e vários intelectuais citados,Musil inclusive,"voltaram" para Viena depois das mudanças na Alemanha entre os anos 30-35.

Mas o que está me pegando bem é o Tratado de Versailles,os bastidores das conferências,os "tratados secretos" e os entraves que cada participante tinha que superar para atender as exigências.Muita politiquice,interesses territoriais e muito embrião para conflitos que existem até hoje.Descobri que a família Al Assad da Síria se apoderou do país exatamente nos fins da Primeira Guerra,ou seja,seu domínio já tem mais de um século e o país nunca teve estabilidade por longos períodos.




Este mapa acima mostra a diversidade étnica dentro do Império Austro-Húngaro,diversas nacionalidades sob o jugo dos Habsburgos,falantes do alemão.




Os Impérios até1914





Já estou pensando em tirar meus Hobsbawn do esquecimento,os livros das Eras,tenho todos,mas os que li já esqueci,e queria me fixar no sobre os impérios e no sobre o séc XX,mas não quero ler o sobre as revoluções e sobre o capital,veremos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário