domingo, 17 de fevereiro de 2019

Filme :Sarajevo(Lendo o Mundo da Primeira Guerra Mundial)

Sarajevo : Poster

SINOPSE E DETALHES

Áustria, 28 de junho de 1914. O Arquiduque Franz Ferdinand (Reinhard Forcher) está passeando de carro pela cidade de Sarajevo com sua esposa, Sophie (Michaela Ehrenstein), até que são vítimas de um ataque e morrem. Este é o pontapé inicial para a Primeira Guerra Mundial.


Assisti pela segunda vez ontem(tem no Netflix).As mesmas questões lançadas quando li o Assassinato do Arquiduque,lá no comecinho do projeto!Como deixaram marcar uma visita dos "conquistadores" exatamente num feriado da "minoria conquistada"?Por que não havia segurança?Por que o itinerário foi publicado em jornais?Por que o percurso não foi alterado depois do primeiro atentado?Como havia tantos "suspeitos" devidamente financiados,assessorados e prontos para a ação?Sim,"criaram" um motivo para ser o estopim da guerra.Por quê? Interesses territoriais,políticos,imperialismo,colonialismo,racismo,xenofobia e mais uma carrada de coisas.Certamente interesses financeiros,exércitos precisam ser equipados,pagos e colocar as máquinas de combate em ação demanda muito investimento.
O "poder",o "sistema",os "donos do dinheiro", ou seja lá como se acredita que as forças dominantes se organizem, certamente foram os responsáveis.
Forças que desencadearam um conflito que foi dos mais sangüinários que tinham acontecido até a época.
Conflito que abalou as estruturas de territórios que ainda viviam de forma "antiqüada".
Uma nova fase do capitalismo exigia um mundo diferente?Mulheres começaram a trabalhar fora em massa,novas demandas por urbanização,massacre de milhões de jovens redistribuindo e reorientando as populações nos territórios redistribuídos,necessidade de reconstrução das cidades destruídas,aumento da industrialização e um etc enorme!

Sim,só um fime de menos de duas horas,mais as leituras feitas até agora,e as questões se repetem,muitas dúvidas ficam pelo ar,e não,não é um assunto "antigo".Oriente Médio e África são palco de conflitos intermitentes,saldo do que restou do "Império Otomano" e dos "Protetorados" europeus.A Europa Central passou de regimes monárquicos autoritários a governos autoritários,dominação pela antiga URSS e ainda houve guerra há menos de vinte anos nos Balcãs(quase cem anos depois dos conflitos que haviam acontecido ainda antes da guerra mundial).

E o tratado que costurou o "fim da guerra" acabou por tornar possíveis as causas da outra guerra,duas décadas depois.

História é uma assunto que não "termina",quanto mais se lê,mais questões aparecem.Meu projeto segue em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário