segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Alguns filmes(Lendo o Mundo da Primeira Guerra)



Depois do Netflix minha coleção de filmes está abandonada,mas me lembrei de alguns títulos acerca da Primeira Guerra:

  Lawrence das Arábias (David Lean, década de 60 do século passado).Mostra um Lawrence atuando junto aos povos árabes.O que sei agora é que ele foi um militar inglês que  agitou a inssurgência contra o Império Otomano.
 Glória Feita de Sangue(Stanley Kubric,década de 60 do século passado).Kirk Douglas faz um oficial que não acata ordem e vai para a corte marcial.Todo o problema da hierarquia militar e a questão da honra.
 A Grande Ilusão( Jean Renoir,acho que década de 30 do século passado).Filme lindo,tocante,Mostra o humano que existe dentro do ser soldado.Encontros entre "Inimigos",sem ódio.E tem uma historinha de amor franco-alemão para adocicar a coisa.
Nada de novo no front.Sei que o livro é alemão do Eric Maria Remarque,mais não lembro de quem é o filme.Acho que da década de 20 do século passado.Só o título se salvou nas memórias.Não tenho mais lembranças.





Galípoli(Peter Weir,anos 80 do século passado).Um dos  primeiros Mel Gibson,eras atrás.Mostra bem a inutilidade que foi esta batalha,a carnificina - bem como a guerra toda!



UPDATE:









Lembrei do Johnny vai à guerra!Como pude esquecer?!?!É um dos filmes mais tristes e tocantes,nunca consegui rever porque ele dói,de verdade.É da década de 70 e sei que tem o livro  em que o filme foi baseado(Dalton Trumbo foi um dos escritores/roteiristas na lista negra dos maccarthistas).





Deve existir muitos títulos mais,mas eu só me lembrei destes,já antiguinhos.Se alguém passar por aqui e tiver mais informações,dá um toque,por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário