sexta-feira, 24 de março de 2017

Rashômon e outros contos




Por causa do Desafio Livrada! cismei em ler algumas das categorias sugeridas e dentre elas estava a de autor(a) japonês(a) que eu nunca tinha  lido(apesar de ter o Musashi me esperando há tempos na estante), daí fui procurar os livros e, sem informação nenhuma sobre -  fora o título por causa do filme do Kurosawa - escolhi este por ser de contos,achei que seria uma leitura rápida,leve.
Quem dera!
O autor,Akutagawa suicidou-se aos 35 anos em 1927!E nos contos deste livro o que existe são exatamente as coisas que o atormentavam:religião(ele era cristão),a arte de escrever(ele era formado em literatura ocidental e bastante influenciado por ela),loucura (tinha casos na família ,inclusive sua mãe) e morte.Os dois primeiros contos ainda são leves,apesar do tema(morte),daí em diante a coisa vai pesando e se arrastando e pra chegar ao final,ufa!E o último conto é uma despedida,uma carta "prevendo" o suicídio,tétrico.
Fora a cacofonia dos nomes ,uma coisa que para mim atrapalhou bastante - nomes em línguas ocidentais são mais comuns e até os russos eu encaro melhor.
Bem,foi uma experiência e não ,não me atraiu para literatura japonesa ou para qualquer outra - não foi uma leitura "densa",foi pesada e chata mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário