segunda-feira, 13 de março de 2017

Meu primeiro Guimarães Rosa:Manuelzão e Miguilim

Resultado de imagem para manuelzão e mIguilim

Tenho uma edição do Grande Sertão Veredas me esperando há anos na estante,e nunca que eu me animo a ler.E não queria comprar o box com todas as histórias do Corpo de Baile que está sendo vendido atualmente,daí vi que o e-book estava num preço bom e ...vamos ler Guimarães.
Tinha receio da linguagem,tão decantada e tanto elogiada,mas depois  do Luiz Fernando Carvalho deu pra perceber que não é mais tão inusitada assim -  no Meu Pedacinho de Chão o vocabulário era "roseano".
Dá pra ler numa boa,a sonoridade vai pegando a gente,sem problemas.
A tristeza e as durezas da vida no Mutum,ah Miguilim,que vida!

Até aí eu gostei.

Já no Manuelzão a linguagem fica menos "musical" eu diria,tem as onomatopéias e os neologismos - fora as palavras antigas mesmo(bom do Kindle e que tem o dicionário,é só selecionar a palavra na tela) e....não teve o mesmo encantamento.


Acho que meu Grande Sertão ainda vai me esperar por um tempo,não fui totalmente conquistada,ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário