segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Dois "Napoleões" perdidos nas estantes

Já que eu quero organizar melhor as leituras(ficção,não ficção, um pouco de e-books,um poco dos livros que já tenho , e os livros que vou comprar) dei uma busca nas estantes pra ver o que estava esquecido desde o último expurgo(mais ou menos três anos atrás) e me peguei com dois "Napoleões":




Me interessei pelo Waterloo por ser fã do Bernard Cornwell e por este ser um de seus livros de não ficção,achei que seria tão interessante quanto seus outros livros e....não foi bem o caso.Pra quem como eu já leu todas as suas séries e viu mil descrições literárias de combates a narração da última batalha decisiva do Napoleão ficou bem chatinha.Corpo de exército tal,batalhão xix,colina aquela e por aí vai repetindo-se até o fim me cansou um pouco.Interessante os militares e suas personalidades(captadas em cartas e biografias que relataram a participação na batalha) e a diversidade de opiniões sobres os "mesmos fatos",se tivesse só este viés ficaria muito melhor, eu acho.Mas para quem está interessado na movimentação militar na derrota do Napoleão pode ser que goste.


Resultado de imagem

Este  A Queda,começa quando o outro termina,por assim dizer.Da volta do Napoleão derrotado e o que se passou na França nos três dias subsequentes.É o lado político da história e tenta dar a visão dos inúmeros personagens "participantes" naquele período.A leitura não flui muito não - mesmo eu dando uma panorâmica nas notas no início de cada parte para não ficar interrompendo a leitura - o texto não é lá essas coisas.O mote do livro é bom,o desenvolvimento não,ainda vou terminá-lo mas só pra não deixar inacabado,também não gostei não.

A figura controversa do Napoleão é super interessante,mas os livros sobre ele que tenho,não(tenho e já li A Biografia Literária feita pelo Dumas e também não foi aquelas coisas).Ainda falto "o" livro sobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário