segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cuidado:os Correios já não são a única coisa que funciona no país

Compro muito pela internet e já aconteceu várias vezes de pegar embalagens que tinham sido abertas e fechadas novamente - os correios podem "verificar";danificadas.Extravios e reembolsos(do remetente,não da ECT) e taxas(além dos que já pagamos,pula esta parte).
A história que copio abaixo foi bem pior e serve de aviso para quem tiver problemas denunciar.
É do blog Van mulherzinha:


http://www.vanmulherzinha.com/




Este é o tipo de post que eu não gostaria de fazer. Mas preciso. Se você, como eu, costuma se jogar nas compras internacionais, atenção à historinha que se segue.

Semana passada estive nos Correios pra resgatar uma encomenda tributada vinda dos EUA. Fui lá e paguei as malditas taxas (os 60% da Receita mais os12 ridículos reais que os Correios passaram a cobrar nesses casos). 

Pois bem, catei minha caixa e estranhei a ausência de peso da coisa toda. Impossível um perfume de 50 ml e uma amostrinha não pesarem absolutamente nada. Na mesma hora abri a caixa e, surpresa, ela estava vazia! Bom, nem tão vazia. O papel que protegia minha compra ainda estava lá dentro. Perfume, amostra e notinha de compra não estavam mais lá. Olhei direitinho e saquei que descolaram a fita que fechava a caixa, fizeram o serviço e fecharam tudo porcamente. Enfim, fui roubada. 

E foi então que tirei fotos da caixa vazia e recusei o recebimento daquilo. O atendente chamou o gerente da agência, que me estornou as taxas brasilis e abriu lá aquele protocolo burocrático todo que não serve pra nada ("“é apenas procedimento interno"”, me disse o gerente). Sim, estamos no Brasil, aceite! 

Fui orientada a abrir uma reclamação no site dos Correios e fazer um B.O. A reclamação eu abri, mesmo sabendo que não vai dar em nada (pra ajudar, a norma dos Correios que tá lá no site determina que é o remetente quem deve reclamar, não o destinatário, mesmo assim eu fui lá e fiz). O B.O. eu deixei pra lá porque ele só me seria relativamente útil caso eu pretendesse entrar com um processo contra sei lá quem (lê-se: Receita e/ou Correios, isto é, a alcova do ladrão que se diz funcionário público – mas qual? quem culpar?). Não, eu não tenho disposição pra nadar e nadar e morrer na praia. Sim, estamos no Brasil, aceite!

Moral da história: sempre que você for aos Correios retirar alguma encomenda tributada, por favor, abra a caixa lá na agência e verifique se sua compra está lá dentro. Desse jeito você consegue ao menos recuperar as malditas taxas caso tenha acontecido o pior.

Outra dica importante: tire fotos da caixa vazia. Essa será sua única prova caso pretenda entrar em contato com a loja ou abrir um processo contra sei lá quem (lê-se: Receita e/ou Correios). Quando você recusa o recebimento da encomenda não-encomenda (ou seja, da caixa vazia), ninguém te dá nenhum comprovante de nada. Eu pedi, mas não existe. Se você quiser ficar com a caixa vazia, terá que pagar as taxas. Sim, estamos no Brasil, aceite! 

Como se não bastasse, aquele protocolo burocrático todo que não serve pra nada determina que a caixa vazia seja devolvida ao remetente. E lá vamos nós custear toda uma cadeia poluente e esbanjadora de grana apenas pra que uma caixa vazia viaje burocraticamente milhares de quilômetros de novo. Por que simplesmente não destruir a caixa? Bom, estamos no Brasil, aceite!

Compro fora, e muito, há cerca de 10 anos e essa foi a primeira vez que uma coisa dessas me aconteceu. Já tive encomendas extraviadas por inteiro (mais precisamente 3, que sumiram com caixa e tudo), mas ser trollada assim? Nunca antes. Fico cá pensando por que a persona do mal não fez o trabalho completo. Por que despachar uma caixa vazia e tributada? Por que não ficar com tudo de uma vez? Bom, talvez um dia eu tenha a chance de perguntar isso pra ela no inferno.

Enfim, não vou perder nosso tempo com mimimis sobre injustiças, falência da moral ou ladrões que trabalham em instituições nacionais (basta, por exemplo, uma rápida pesquisa no Google pra encontrar notícias de funcionários que foram presos por roubarem encomendas alheias). 

É claro que eu fiquei mal, muito mal mesmo, com tudo isso. Na real, eu ainda tô péssima. Mas o que me consola é saber que meu caso serve de alerta e pode ajudar outras pessoas. Por isso, repito: se você for aos Correios pegar uma encomenda tributada, pague o que deve ser pago, mas em seguida faça um favor a si mesmo e abra a caixa na frente do atendente. Desconfie sempre do peso da caixa, mesmo que pareça que tudo está lá. 

Pra finalizar, encaminhei um e-mail contando minha história à loja onde comprei o que me roubaram. Mandei as fotos da caixa vazia também. Minha idéia era apenas alertá-los pra que pudessem fazer algo que ao menos dificultasse a ação de ladrões. Talvez uma embalagem mais resistente, mais fitas adesivas por fora da caixa, sei lá. É óbvio que nada disso impediria o roubo, mas se podemos dificultar, por que não? Pra minha total surpresa, imediatamente a loja me mandou um pedido de desculpas (?) e devolveu o dinheiro da minha compra sem que eu pedisse nada ou tocasse no assunto. Sim, eles não estão no Brasil, aceite! Acabei ficando ainda mais triste e envergonhada.

E você que me lê, me perdoe, mas não vou divulgar o nome da loja aqui. A loja não é o foco deste post. E eu quero preservá-la de espíritos de porco que gostam de levar vantagem, se é que você me entende. 

Bom, tá dado o recado! 

E o que passou tá no passado. Cabeça no presente e fé no futuro!

2 comentários:

  1. Vergonhoso, sempre vergonhoso! Quando recebo alguém de fora, eu mostro as vergonha do país, porque acho que quem vem de fora, tem que ficar a par disso! Não acho certo nem pegar uma agulha de alguém, imagina isso!
    Fala sério, é o exemplo que passam para filhos e reclamam do governo.
    bjs Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a impressão que tenho é que para uma certa parte da população,fazer este tipo de coisa e outras ligadas à irregularidades e quase marginalidade,virou rotina."Ô porcaria de país" como gritou alguém da vizinhança - decepcionado com o resultado do jogo - e eu digo o mesmo,só que para o resto todo!

      Excluir