sexta-feira, 18 de abril de 2014

Com o que você ocupa sua vida?




                                                     ( você se proibe de alguma coisa?)






Não estou perguntando de "trabalho",profissão.Isto é de todos e para todos e não existe quem não tenha que "trabalhar",pelo menos nós que temos uma vida "normal".
Quero saber se além do ganha pão propriamente dito e das obrigações, vocês tem com o que se distrair e alegrar,esvaziar a mente,ampliar seu mundo,se "ocupar" ,naquele sentido de preencher suas horas sem preocupações,chatices e quetais.
Pergunto isso por que tenho ficado assustada tamanha a hostilidade que sinto quando falo que em casa tenho um" mundo" que me ocupa e me agrada muito mais que estar "fora",o famoso "sair" da maioria das pessoas -  que assim parecem dizer querer sair de si mesmos,da sua vida,procurar no outro e na rua o que não tem em si.
Nunca uso ou usei o fato de trabalhar fora para justificar o não ter feito alguma coisa(como escuto eternamente o" não fiz por causa de " - pais,marido,filhos e por aí),a falta de grana então,pula. Busquei e tive a sorte de estudar e trabalhar com  o que queria e me realizei enquanto dava aula;História e o tempo,as permanências além das transformações materiais,as mentalidades são desde sempre objeto de curiosidade mais que estudo prático,utilitário(nunca darei conta de ler tudo o que quero!).O tricô,mesmo meio abandonadinho por estes tempos sem tempo veio agregar e as feminices-mulherices que ainda não tinha alcançado e tem feito parte de mim agora, também.
Então,mais que tudo, o que quero é ter tempo para me dedicar às minhas coisinhas,com calma e sossego,sem horários principalmente,porque eles me matam.
Isto é tão estranho assim?!?Estes últimos meses até conseguir a aposentadoria tem se arrastado e por mais que as pessoas falem que o tempo "corre",não consigo esperar calmamente!Preciso demais alcançar meu sossego,o depois será o que tiver que ser,não me preocupo,mas o "agora",nesta expectativa e em meio à incompreensão geral e irrestrita tem me cansado demais da conta!!!!!
E a pergunta persiste:sou eu que tive a dádiva de alcançar este meu mundo à parte ou são os "outros" que não tem o que fazer com suas vidas e estranham isto em mim?!?!?!?!




(dia de banho dos pincéis - vaidade também dá um certo trabalho e exige estudo,prática  e dedicação)



2 comentários:

  1. oi Eliana, que saudade! Sabe, sou dona de casa, um ser estranho para maioria da minha geração que saia às ruas lutando por seu lugar no mundo...escolhi ser dona de casa , por opção...filhos pequenos, marido com bom emprego, então achei que poderia usar minha energia cuidando de quem amo, mas isso com a pressão de fora e minha, me torturou por longo tempo e envergonhava-me , mas agora sei que minha opção foi acertada e não devo nenhuma explicação a ninguém. Gosto do que faço e meu lazer ,que é costura , tricô, crochê e outras manualidades, faz eu ficar mais em casa , me dedicando ao gostoso prazer de fazer presentes e dar com muito carinho meu trabalho a quem eu gosto e amo... Nunca tinha analisado como você fez aqui o sair de casa pra espairecer...querer sair de si e dos outros problemas. Gostei e é mais um pensamento pra minhas horas de costura! bjs
    Feliz páscoa, Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu admiro demais quem assume suas escolhas e se dedica!E "casa" assim grande com filhos e tudo o mais é pra quem tem muito a dar,não são todas que conseguem não,parabéns Nina e que bom que está sempre por aqui,bjs

      Excluir