quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dez anos,hoje

Não,não é aniversário de namorocasamentorolo. Exatamente nesta data,há dez anos atrás,ligando a televisão pra assistir ao SPTV vi a imagem de alguém na maca,embrulhado na manta térmica que estava sendo carregada para o helicóptero da polícia e escutei(maldito Tramontina!) o nome do meu irmão caçula.como acontece diariamente,com muitas outras famílias,mas naquele dia,foi conosco.
Choropânicoligapraummundodegente e...descubro o que tinha acontecido com a equipe do seu GB(grupamento de bombeiros) ao atender à uma ocorrência num prédio abandonado(fábrica de cerveja na Moóca):caíram de uma altura de 20m,cada um carregando o equipamento,uns 40 quilos!Seus dois companheiros que caíram antes tiveram morte instantânea,ele,pra  nínguém mais  cair,retirou a máscara e gritou,respirando aquela fumaça podre de toxina e que queimou sua garganta por dentro ,e mais  um deslocamento na bacia,um mês de UTI nas Clínicas para recuperar o aparelho respiratório,com uma pneumonia de bônus.


E ninguém explicando como "só" aconteceu isto!
Proteção,anjo da guarda,milagre,tudo isso junto e mais um pouco.

Ninguém vai antes da hora que está marcada no relógio do destino,serviu pra comprovar.
Foi uma coisa tão surrealista,tão dura,que até hoje é difícil acreditar e não estou chorando porque escrevo,quando relato,não seguro,volta tudo.


Sua recuperação foi lenta,muita fisioterapia e foram seus companheiros de quartel que se revesavam,nas folgas,para levá-lo e trazê-lo,diariamente,por meses.Não teve fratura nenhuma,mas  parece que o esqueleto e a musculatura precisaram reaprender a movimentação.Da traqueostomia não ficou nada,impressionante.Cicatriz?Uma de escara na parte de trás da cabeça,de onde o cabelo já está rareando.
Como nasceu novamente,é novinho,tem dez anos agora e fará 44 em dezembro.Nos bombeiros desde os 18 e trabalha desde os 14.E é o homem da casa  desde os 13 - meu outro irmão morava com minha avó.
Continua bombeiro,virou sargento  e não para!!!!!!Viva ele,Marcelo Freitas de Oliveira!!!!


 Este foi o comboio do enterro de seus companheiros,o sargento Neves e o capitão que nem da unidade era,apareceu pra ajudar e foi embora.Ambos tinham filhos pequenos e deixaram viúvas,como tantos que saem para trabalhar e não voltam.Mas os bombeiros tem perigo como atividade cotidiana.
 Em 2006,já sargento,recebeu medalha - esta foi pela ação no acidente,mas tem outras muitas de mérito e conhecimento.
 Estes ao lado dele são seus companheiros.O de bigodão é o de Carlo,a moça,Vecchio,sgto Medeiros ali meio afastado e ...esqueci o nome desse que aparece mais aqui à esquerda da foto.Os que mais ajudaram e contribuíram para sua recuperação e para  nos amparar.
 Olha a cara de moleque de quando entrou no bombeiro,com o capacete de "darth vader" como chamamos familiarmente pra amolar
Aqui,três anos atrás em Franco da Rocha,no CT(Centro de Treinamento),com umas das turmas das quais foi instrutor,porque o bonitão agora "tá podendo".E graças a todos os deuses,ainda está conosco.É nosso irmãozão,apesar de ser o 4º dos cinco,e que continue por muito tempo!





PS1:O orelhudinho alí ,agachado,é filho da minha prima que morreu em novembro.Também é bombeiro,como seu irmão que se foi naquele acidente medonho e que foi umas das primeiras pessoas que acionei,no dia do acidente,porque estava na Academia de Polícia e tinha como nos informar dos "bastidores" da coisa.Muita saudade.








PS:e nem se fala a palavra herói.Eles todos bombeiros,polícias,são.Diariamente muitos caem,se ferem,alguns não voltam,outros ficam com seqüelas gravíssimas e continuam.Todo santo dia.








Um comentário:

  1. Eliana, graças a Deus, mas também graças à coragem que ele teve naquela situação que tudo aconteceu desta forma! Parabéns pelo aniversário de 10 anos de seu mano! bjs e bom fim de semana!
    Nina

    ResponderExcluir