domingo, 2 de junho de 2013

Com tecido e história

Toda vez que vejo alguma roupa antiga penso em alguma sala cheia de aprendizes,meninas e moças com as costureiras ,meninos e rapazes com o alfaiate,um mundo de réguas,papéis para moldes,linhas,agulhas,enfeites  e tecidos.
Na iluminação à velas,na dificuldade de se estar à mercê de quem te empregava e sustentava ,obedecer,trabalhar o dia todo e pertencer apenas àquele mundo - em todas as corporações de ofícios foi assim,e para os mestres das artes menores,também.Na exigência da perfeição - o aprendizado começava cedo para que no decorrer do tempo,se dominasse a arte,se conhecesse todas as minúcias e se atendesse aos gostos dos clientes.É difícil acreditar que tudo fosse unicamente manufaturado,mas foi a realidade até o fim do séc XIX.
Encontrei muitas coisas lindas na página Esprit du XVIIIème siècle e trouxe para partilhar com que gosta,detalhe,foi o séc que "inventou" a privacidade,quando aparecem as partes reservadas das casa,antes quase sempre abertas e compartilhadas por todos,e também quando se começou a falar em "indivíduos".mas,vamos ao que interessa:


Um pequeno ateliê,sem tanta mão de abra;alguns moldes e croquis.
 Uma amostra do underwear - pendurado o "cesto" que armava as saias
Um corselet "simples" e o vestido de cima - isso para quem era "do povo",pequenas burguesas,mulhers comuns.

 Cestos maiores,para sustentar os vestidos do meio do séc XVIII
 Quem podia,tinha ajuda para a produção diária.Nas cenas iniciais do filme Dangerous Liasons - Ligações Perigosas(França,séc XVIII),os personagens da Glenn Close e do Jonhn Malkovich,pertencentes à primeira nobreza,aparecem sendo servidos,ela,vestida peça a peça,até o vestido enfim ficar "montado" sobre seu corpo.Inesquecível.Alguém lembra?

E nada de cabelo natural - as perucas resolviam não só o problema da aparência - a "higiene" e os hábitos cotidianos eram bem diferentes do que são hoje.

Aqui,dois modelos ,mostrando os detalhes de laços,pregas,saias.As gargantilhas em rendas e/ou tecidos...amo!




E eu imagino estas barras....arrastando pelo chão lamacento,sem esgoto e podre de qualquer cidade de  média a grande de qualquer país até o séc XIX.Estas damas com certeza não,carregadas até chegar aos pátios dos palácios residênciais - mas mesmo a cavalo a lama espirava,imagina o estrago?Em uma cena do filme Emma(Inglaterra,séc XVIII),quando chegam a uma recepção,descem dos "carros" e,smach,...sim pisam no que está pelo caminho
Mais modelos e estas quase capas que os cobria por trás me dão a sensação de um peso imenso - fora o resto da traquitana.

 Esta maravilha,todo bordado foi modelo usado por ninguém menos que Maria Antonieta.Lindo e simples,mostrando o gosto daquela que mudou a moda no seu tempo.
 Por trás dá pra ver o "tamanho" da roupa
 Este,exibido assim,elevado parece que flutua...difícil imaginar em uso

E pode mais cute,cute?

Este outro não deixa nada a dever aos saltos estratosféricos que temos visto por aí - mas com esta inclinação,sob toda aquela roupa,só pra ficar sentada ou paradinha.



Por quê as roupitchas para a corte francesa por volta de 1750 eram beeemmmmmm mais trabalhadas que os modelos que apareceram antes.Os bordados desta peça,nesta dimensão,com renda por toda a volta,diferente das usadas no decote e nas mangas,como?!?Exagerado para os dias atuais,mas uma obra prima.







Porque alguns,nem com boa vontade dá pra gostar  - este aqui é mais para o começo do séc XIX e mais "plebe".

Este,majestoso,assim,imóvel,vazio,quanta coisa viu e viveu sobre alguma dama?


Será que festejou e encantou como este da Nicole Kidman em Cannes?



2 comentários:

  1. Acho que antes era bem mais difícil ficar apresentável! Hoje temos ao nosso alcance, mesmo para quem tem pouco dinheiro!
    bjs Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda,antes o "apresentável" tinha muitas normas,mas tanto os ricos quanto os menos abonados tinham muito menos roupa do nós.Não trocavam tento e usavam até o fim.Só os absurdamente ricos que não - o que não mudou muito,desde sempre.
      Tem uma história sobre o Luís XIV e o irmão dele pequenos,durante a Fronda,quando a mãe deles era regente,que mal tinham o que vestir e que,quando tiveram que fugir,não tinham sequer roupa de cama.É,até ele passou algum perrengue na vida!Bjs

      Excluir