domingo, 23 de setembro de 2012

O equilíbrio precário que nós,portadores de transtorno de humor temos e as estratégias para o cotidiano

              É uma fragilidade muito difícil de entender pra quem não vive sob tratamento psi.Além das ansiedades,medos,mudanças súbitas de humor,as reações físicas são horríveis.Tenho que fazer tudo sossegadamente,no meu rítmo e mesmo assim,ufa.Cada coisinha é uma conquista(das mais bobas idas ao mercado,até pegar um ônibus),transpiro como uma cachoeira;cada movimento do humor/alteração da química do cérebro - dopamina,serotonina,adrenalina e as outras inas - me deixam ou um anjinho risonho de candura ou uma fera,no meu caso,bem controlada.A medicação está funcionando!!!!!Nada mais de crises de furor,não adiantam mesmo.Mas,por dentro,ai.Nessa semana,"m. le directeur"(fator nº1 quando se trata de autocontrole da minha parte)cutucou esta onça que vos fala e eu consegui ficar  plácida,sossegada.Respondi,lógico,educada mas cortantemente.Final da quarta,um cansaço que parecia me sufocar,quinta nem tentei ir ao não-trabalho;além de não conseguir exercer minha profissão,tenho que aturar um monte de coisas muito,muito piores que qualquer dificuldade de aprendizagem dos meus antigos alunos.Se bem que,escola agora,principalmente as de Ed.Infantil de São Paulo,não são pra ensinar,são porta de assistência social,deixa quieto.Meus rins estão como dois tijolos de pesados.Imagino o quanto de toxinas estão filtrando!
             Mas não dá pra deixar cair a peteca de vez,então,ocupar-se com coisas não preocupantes,não chatas,não obrigatórias que é a melhor coisa que a mente pode fazer pra escapar das armadilhas da doença.
Primeiro o tricô:
Lembram do gráfico com o coraçãozinho?Já comecei a inventar com ele.Como tenho tido dificuldades também  para contagens - é como criança pequena:1,2,3,7,20,15 - vou e volto,mas insisto.

E como sou papelófila(se é que a palavra existe),enfeitei uns pra quando precisar ter envelopes e papéis bonitinhos e sem gastar um tostão,tudo material de casa:
 O "equipamento" - o furador desapareceu das fotos,cadê?A Ko,a Ke e a Shi estão aí só de bonitas que são(porque adultas não podemos ter bonecas,podemos sim!).



A "obra".Tudo basiquinho,mas foi um tempo de calma.O SOSSEGO,assim grandão bate e eu respiro.Casa,faxina,etc,fica pra quando der.Sim,não me exijo.E,sorte que sou organizada,aparentemente está tudo OK.

E como tenho proteção,anjo da guarda e muita luz apesar de tudo,recebi um presente incrivelmente lindo,fofo e feito por uma artista:

 Olha este bordado no marcador!Fora o capricho na costura,nos detalhes de todas as peças.As toalhinhas,então!


Como não tinha chorado de raiva,chorei de alegria que é muito melhor.Lava a  alma!E é assim,cada dia,um dia.
Bjs a quem passar por aqui!

2 comentários:

  1. Amiga espero que fique cada dia melhor! Sei bem que não é fácil, pois tenho filhos e eu tratando de ansiedades , TOC depressão, é o Trio Parada Dura, pra marido que é um anjo de paciência e dedicação! Adorei teus presentinhos, merecidos e que adoçam nossa vida!
    Eliana, você gosta de bonecas?
    Gosta de coisinhas de cozinha?
    bjs Nina

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana,
    Que bom que estas simples lembranças te deixaram alegre, a vida realmente não é fácil para ninguém...
    Só tenho a agradecer toda a doação de tecidos, linhas, botões, muita coisa mesmo para nosso grupo das bonequeiras, boa parte já está em uso...
    Grande beijo,
    Judite Martins
    Jud-artes

    ResponderExcluir