sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Continuando os trabalhos:projeto Lendo o mundo da Primeira Guerra

Este projeto é bem básico porque quero saber mais do mundo no começo do século XX e quero aproveitar os livros que estão esperando leitura.Já li As aventuras do bom soldado Svejk-mostrou um pouco do caldeirão cultural/social do Império Austro-Húngaro.Na sequência foi A morte do arquiduque ,muito interessante  pra saber os mecanismos de poder da nobreza e as questões  relativas à sucessão do decadente Império.
Para continuar separei mais três livros:

Já li A língua  absolvida no início dos anos 90 e é absolutamente interessante mostrando a infância e adolescência  do Elias Canetti que, como o Zweig,foi um escritor de língua alemã  e viveu a implosão  da Áustria-Hungria e que passou por vários países do Império  antes de vir para o "ocidente".Esta biografia tem continuação por mais dois ou três  livros que pretendo ler na sequência (Pra quem acabou de ler umas 2 mil páginas  sobre o Sinatra,três livros não serão nada).

Este romance sobre a Primeira Guerra mostra a visão  pelo lado francês, não tenho muita informação sobre ele,mas espero que seja interessante.

Este A era do cometa acabou de ser publicado e eu só li elogios sobre.Trata das mudanças sociais/culturais depois da Guerra.


E tenho muita coisa ainda pra desencostar das estantes:Robert Musil,Joseph Roth,Thomas Mann,este projetinho vai render.

Nenhum comentário:

Postar um comentário