quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

E continuando....







As leituras vão bem obrigado e acho que ajudam a melhorar minha qualidade de sono.Tenho sonhado( alguns vislumbres) e isso é muito raro eu lembrar,quando acontece eu acho que atingi um nível de sono bom e profundo.Ler é cultura e é saúde,rssss.

Continuo ,no intervalo entre outras leituras,com os contos do Tolstói e as histórias curtas do inglês - gostando  do primeiro -  o tanto de religiosidade que contém,uma religiosidade simples,bonita,nada proselitista ou "de igreja",oficial.Personagens humanos lidando com seu cotidiano , em ambiente rural no interior da antiga Rússia,seus hábitos,conflitos e todo um modo de vida; e "lendo" as segundas ,na boa,sem entraves de compreensão,elas estão servindo para o que eu esperava.


Bem,li além do Pauline ,o Capitane Paul,das obras do Dumas.Folhetinescos e por vezes exagerados,mas  bons de ler - sou habituée do estilo, então..... não sei se agradaria a quem é muito do contemporâneo.


Quanto ao Valter Hugo Mãe,é uma escrita boa,a leitura vai fluindo,ao menos neste Filho de mil homens,meu primeiro livro dele.A história começa com um homem que ao chegar aos 40 anseia por um filho ,daí vem a história deste filho,sua mãe e mais outras pessoas que habitam aldeia e vila próximos da praia,como se encontram e como lidam com a solidão,as vidas truncadas.A moça que anseia por amor mas tem uma experiência muito ruim,o filho que não é aceito por ser "maricas";como vão se ajustando e superando os obstáculos.Não é um livro romântico,apesar de falar de amor - tem muitas passagens bonitas,de sentimento.Foi gostoso acompanhar como vão se juntando os personagens,como vão alcançando sua felicidade,mudando,superando problemas e unindo-se numa família mais ampla do que apenas casais.
E ia tudo muito bem até aparecer uma "galinha gigante"?!?!?Coisa que "pula" do texto,não tem nada a ver com nada e não sei se foi alguma alegoria ou simbolização sei lá do quê,estragou bastante a leitura,quebrou o clima.Tá certo,deixou mais uma personagem órfã e um viúvo para serem acolhidos.Por este lado,passa.
Crisóstomo,Camilo,Isaura,Antonino,Matilde e mais os personagens que foram passando  desde o começo da história,muito bonita,de seres humanos se "aninhando",superando a solidão.Esperançoso,eu diria.

Uma boa leitura,mas não alcança o "ocupar o espaço que o Saramago deixou" como li numa resenha.Cada um é um,não vejo possibilidade de comparação.E os textos do Saramago "pegam" a gente de jeito - haja tempo pra ler tudo o que eu quero e reler estes de que tenho saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário