terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

...e treze séculos atrás,jogos de poder,conchavos e negociações.....

...e muita violência,sim,porque quando dois mundos se encontravam,dois universos de crenças,hábitos e tradições,a mistura se fazia com sangue.
Do que estou falando,dos Vikings,série que assisti no Netflix - duas temporadas(espero que tenha mais episódios,já estou em abstinência).
Não,não bastou tudo que já li sobre,as Crônicas Saxãs do Bernard Cornwell,precisava ver e a recriação deste mundo do séc 8/9 .Foi um período fascinante,os povos que criaram a Europa se misturam e quem bagunçou bem e quem expandiu os  limites foram estes "nórdicos".

 Pra começar os atores são másculos,sarados.... e tem conflitos emocionais que cativam.Estes os irmãos Ragnar e Rollo que descobrem uma maneira de se orientar no mar para alcançar "o este",no caso os reinos da antiga Inglaterra e expandir suas possibilidades de ganho ,no começo,depois,mais poder.


 Lutam entre si,inclusive ,mas nunca se separam,Uma relação ambigüa e tensa,

Da mesma maneira os ouros membros do clã,que lutam,ajudam e amparam os líderes,mas que tem suas opiniões e maneiras de agir,não se submetem,colaboram.

 Dos combates,um alívio.nada de "multidões de guerreiros".O mundo era incrivelmente pouco povoado e as batalhas duravam  o que pequenos grupos de homens conseguiam sustentar.Rápidas e fulminantes - sim,espirra sangue,mas não é fora da medida,fica crível.
Toda a ambientação pegou as dimensões muito bem,nada parece exagerado.o tamanho das habitações,a pouca luminosidade,os tecidos "brutos",mas com bordados,enfeites,as diferenças sociais mostradas  também através das diferenças das roupas.As armas,utensílios tudo  com cara de feito à mão e usado.
E sim,as mulheres tinham voz e participação e quando mostradas em batalha,tão naturalmente quanto os homens.




E os navios,a realidade de se viajar em alto mar numa estrutura muito leve e resistente,sem qualquer proteção.


Pro mundo ser "o mundo que conhecemos" demorou muito e como eu adoro "ver" as recriações do passado espero que continuem produzindo séries assim - e pra quem acha que o mundo agora é violento,que não se dá valor à vida,é bom saber o quanto  já foi muito,mas muito pior .




PS:a página da série no IMDB é pobrinha,a do facebook é mais animadinha:
https://www.facebook.com/Vikings

Nenhum comentário:

Postar um comentário