terça-feira, 12 de agosto de 2014

Boogie Oogie:em 1978 eu tinha 14 anos!

Além da trilha sonora maravilhosa:Earth ,Wind and Fire,KC and Sunshine Band,Elthon Jonh,Gal Costa no auge, a novelinha das 6 me trouxe memórias incríveis!



 No cabelo era só shampoo e "creme rinse" Colorama,assim mesmo este cor de rosa que está aí .

O "creme da minha mãe"(nós só usamos depois de "grandes") era Kolecarpina.Esta imagem não é a que eu lembro,a tampa e as letras eram azuis.



 Minhas primas faziam"touca" no cabelo.Primeiro de um lado,depois do outro





 Minha mãe,como a personagem da Heloísa Perrissé,vivia de bobes no cabelo - inclusive,dormia com eles.

Para a pele ou era um ou o outro;os dois eram álcool puro,o Leite de Colônia eu achava mais cheirosinho



 Minha avó tinha cheirinho de creme ponds

 Meu avó Contouré,o do frasco e perfume amarelos
 Este,Cahsmere Bouquet acho que foi o primeiro desodorante que usei,este frasco spray lindinho desde sempre.



Umas das primeiras lembranças de perfume:Charisma,Avon




Minha mãe guardava como uma relíquia um Madeiras do Oriente que ficou no armário anos!!!Ela guardava,não usava(vai-se entender,com as roupas  "boas"   também fazia a mesma coisa)






O secador das cabeleireiras era assim e ficava-se lá muito,muito tempo até ela encostar a mão e sentir seco ou até o cheiro denunciar o excesso do calor!!E só se ia ao salão  para ocasiões importantes.Imagina 14 anos maquiagem e cabelo pintado?!?Jamais!A inovação para o meu "baile de formatura da 8ª série" foi o "brushing"(escova!) que começaram  a fazer naquela época,detalhe ,sem nenhum creminho,nada,era lavar o cabelo e "forçar" na escova.




Da sexta até a oitava série eu só usava  melissa.Detalhe,até estragar,era uma de cada vez e olhe lá.Antes,como íamos à escola de uniforme sempre havia o sapato  "da escola"(que tínhamos que engraxar todo santo dia) e o  "sapato de sair" que tinha que durar até comprar outro.A "liberdade" do sem uniforme se transformou no horror que era usar avental branco por cima da roupa,é como os dos  médicos.Era bom só quando  escondia  o figurino que  não estava exatamente nas melhores condições.










E a Betty Faria e o Francisco Cuoco,são memória eterna,impossíveis de esquecer



Dos "bailinhos" os únicos que fui foram os "bailes da Associação" - no salão da Nossa Senhora da Paz e era uma novela pra poder sair,tinha que ir com minha irmã mais velha e a gente nunca se deu bem,fora o stress da roupa,minha mãe era quem costurava e fazia os vestidos na medida da minha irmã para as duas usarem ,só que eu era um fiapinho de gente,imagina a figura.e tinha horário,tinha o com quem pode falar e com quem não e eu fui o mínimo possível.Sim,nunca gostei de muvuca.Mas "a discoteca",os Bee Gees,Jonh Travolta foram "a" febre.



Nó éramos bem pobres,mas a maioria das pessoas ao redor se comportava e era mais ou menos do mesmo jeito.demorou uma era,até eu começar o cursinho e depois a faculdade e ir trabalhar pra entrar no  mundo de verdade.

Mas meus primeiros beijinhos,meu primeiro namoradinho(que larguei pra ir pra praia com meu tio caçula - que já se foi -  e família) e as idas ao cinema(em Mogi das Cruzes) foram bem desta época.Meus 14 aninhos,era muito,muito menina.

2 comentários:

  1. Nossa Eliana, esse tempo eu gostava muito, apesar de não ter curtido discotecas( meu pai não deixava), eu curtia muito tudo isso, usei muito bobis, eu mesma enrolava! Saudades, mas tudo tem sua época e essa já foi, mas está sendo bons ver na novela algumas coisas. bjs e bom dia!
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um tempo meio de inocência né?Acho que por isso deixou tantas lembranças .Até estas coisas de cabelo/roupas,parecia tudo tão simples e natural.Eu também "não podia" nada ,tudo era uma "novela" realmente pra poder participar.Até meu baile de formatura da 8ª série fui porque uma das minhas primas(que já se foi!) se encarregou de "cuidar de mim"!.Outros tempos,muito diferentes!
      Bjs e ótima semana!

      Excluir