quarta-feira, 24 de abril de 2013

Espelho meu,como sou eu?

O que você espera quando se olha no espelho?Você  e ele se dão bem ou foge dele?
Comecei a me relacionar melhor com os meus,assim no plural,depois dos trinta.Antes não gostava de me olhar,estranho,não,tão distante do que acontece atualmente quando desde a mais tenra infância se cuida demais da aparência ou se é levado a ser assim.
Depois,com as mudanças internas,e também as de peso,idade,cabelos brancos,etc comecei a prestar atenção para realmente "me enxergar".Teve todo aquele percurso de percepção,como o que aparece no vídeo da DOVE,uns posts aí atrás - e muito também daquela autocrítica,até enxergar uma "face",não só a imagem.



Quanta coisa carrega um reflexo de espelho!Como explicar aquelas expressões,os vincos....
E a atração que causa depois do convívio estabelecido!Não perco uma oportunidade de dar uma olhadinha,não apenas nos de casa,em qualquer um pelo caminho.Estranho aquela mulher de meia idade refletida no vidro da vitrine....que roupa é esta?Rsssss.......,ajeito o cabelo,quemnunca?Rssssss.
Não,ainda não cheguei no Narciso,não tem como.Estou mais para o personagem do Machado de Assis  no conto O Espelho - não sei em qual coletânea nem quando li,faz tempo- procurando identidade e os "iguais",pra se situar no mundo.

Mas qual o motivo de você crescer sem "se ver",sem ter idéia de sua imagem?Ou ter idéias erradas sobre ela?Muita terapia depois a gente descobre.


Numa situação mais objetiva,e se você não tem como se refletir no espelho?



                                        (Vanda Vamp,de Silvana de Menezes,Editora Elementar)

 A menina vampira deste livrinho(de onde tirei o título do post) tem este problema e quando começa a querer saber como "é"  vai ser "refletida" pelo olhar externo,muito especial.Vale a pena conhecer e se você tem meninas pré aborrescentes,digo,adolescentes,por perto,por que não ler juntas?


E pra filosofar sobre o assunto,tem a teoria do espelho;que conheci numa aula sobreLas Niñas do Velázquez,inesquecível.Deve existir alguma versão online,caso se interesse ,eu recomendo.


E você,como é?Passa por aqui,não fala nada.Gostaria de saber sua opinião - críticas,sugestões,papo à toa,o que for.Fico na espera e deixo mais uma imagem para pensar:


O olhar do outro importa mais que o seu?

2 comentários:

  1. Eu achava que me relacionava bem com ele, até sempre dava uma espiadinha nele por aí, mas de uns tempos pra cá, me peguei criticando a imagem que vejo...tinha esquecido dele por um bom tempo e agora me surpreendi! Aonde foram os anos que não o vi?? será que já se passaram tantos que essas rugas passaram desapercebidas e agora me gritam? Cruzes, agora meu ritual são 3 cremes ao deitar!!! rosto, pés, dorso mãos... será que acordei agora? Será que isso me fará bem??

    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem diga Ká!A Débora Reis9do blog Beleza Comprada) disse que dormiu com 14 e acordou com 41!Eu também "perdi" alguma coisa no caminho,recupero agora e me enxergo de outro modo,mas a "passagem" é complicada pra nós todas.Adorei que passou por aqui e pudemos dividir nosso momento,bjs

      Excluir