segunda-feira, 2 de maio de 2011

Não entendo,não entendo,não entendo

                                                      (Gericault,Nau dos Insensatos )
  

            Segunda feira,ninguém da "equipe técnica" foi na DRE pegar os Diários Oficiais(sim,sou a "leitora oficial" - sem  risos,por favor!) desde sexta;não vou  ver nada da secretaria pra fazer,tem quem faça;ninguém pediu minha ajuda,ainda.Dá tempo de  um rápido ócio pensativo aqui no computador da escola (segunda é segunda e esta será leve,senão não  "desce").
           Bem,o que eu não entendo:
        -O fato de ficarmos chocados com os abandonos de bebês,como se fossem  novidade ou nunca tivessem acontecido.Até meados do séc XX a roda dos expostos da Santa Casa de São Paulo ainda era usada e havia sido criada exatamente para que as crianças sobrevivessem  quando deixadas,costume desde que a vila ainda era Piratininga.Crianças de rua e "instituições" foram brilhantemente retratados pelo Dickens - o meio urbano desestruturado e largado das "classes baixas",idem.Em Paris,já no séc XVII criaram uma instituição pra salvar alguns - quando as "vagas" acabavam,as pessoas largavam e/ou vendiam os bebês sem se inquietar com o que fosse feito deles - era "comum",diário.Planejamento familiar,contracepção,interrupação de gravidez indesejada,nada disso é tema de nenhuma campanha,instituição,etc.

       -Festejarem a morte de um terrorista quando foram os própios criadores de sua "atividade" - quando interessa,pode(o "financiamento" americano para a Alemanha antes da segunda guerra é tabu até hoje).Lawrence da Arábia,pela Inglaterra,foi um dos "heróis" deste tipo de serviço de infiltração no Oriente.Os precurssores do MI5  já agiam no séc XVIII contra os franceses "revolucionários" e os próprios franceses foram mestres em espionagem."Serviço" nada secreto.Comandos.Mercenários.

      - Pensarmos em "vida de princesa" quando sabemos(ou deveríamos saber) que  vitalidade é o que menos existe nesse mundo "high".Que todo aquele conforto,aquele far niente ocupado tem o outro lado dos protocolos,da "rigidez", do vazio.Damos significados às nossas vidas com nossas "atividades" e invejamos coisas aparentemente "melhores"?!?!Bem,deve ser ótimo nunca lavar louça,fazer limpeza,arrumação,mercado,etc,etc,etc.Mas,é bom não ser dono da própria vida?!?!?Somos?!?!

        

       - Deixarmos esas "pautas" invadirem nosso cotidiano.Toda vez que algo é muito divulgado é porque muito se esconde/camufla.Diversionismo!


                   Seria melhor estar em casa?!?!?LÓGICO!!!!!!Mas enquanto não me aposento tenho que ficar por aqui e ao invés de me irritar com a situação.......
    

3 comentários:

  1. Eliana, valeu a gravura, realmente, tudo pelos próprios interesses. Incrível, não há o que festejar, só a lamentar que fizeram chegar a tal ponto, ter que matar a própria cria,mas nada fica impune. Toda a ação tem reação e já começou!! bj e boa semana! Nina

    ResponderExcluir
  2. Olá querida... obrigada pela visita ao blog e pelo seu comentário!
    Um grande beijo!
    Lis

    ResponderExcluir
  3. Oii, Eliana !!!

    É amiga, qto mais a gente pensa menos acaba por entender. É duro, mas a realidade está totalmente deturpada e a maioria das pessoas caminha conforme os ditos da mídia...e toca a ver onde isso vai dar!!! :)


    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir