sábado, 22 de novembro de 2025

Seule les femmes sont éternelles,Frédéric Lenormand


L'ami du genre humain  é uma homenagem aos teatrólogos/dramaturgos/atores/músicos do século de ouro,a época de Louis XIV,Corneille,Molière,Racine,Lully,Marquise du Parc e mais.Uma delícia de ler,sutil,nada de gargalhadas,muitas risadas apesar dos dramas.E a intriga:quem escreveu as peças de Molière,que ficou mais famoso que seus contemporâneos ?!?!?!
Agora vou para a primeira aventura "da" Loulou Chandeleur,ver como tudo começou,já que o possível fim já foi nas Taties Flingueuses,veremos 


 

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Desenhos do Nando Motta 2 e Sorria,mas nem tanto de Dodô Vieira



 Estes chegaram agora,são de financiamento coletivo do Catarse,e já foram lidos.

O Nando Motta é um talento:chargista,ator,músico.Suas charges são cirúrgicas,pegam tudo e são ótimas.O traço é incrível e elas marcam bem os momentos de tudo o que acontece no Brasil e no mundo.

Já o Dodô Vieira não é essacocacolatoda,não.Tem uns momentos,mas o livro como um todo,fica bem abaixo do outro.Principalmente se levarmos em conta que  foi uma coletânea de 10 anos de produção. Se estas são as melhores,xi!

domingo, 16 de novembro de 2025

L'ami du genre humain ,Frédéric Lenormand



Les Tatis flingueuses foi levinho e divertido e fiquei curiosa,quero ler o que saiu antes e que ainda não li sobre " a" Loulou Chandeleur.
Este L'ami du genre humain é mais antigo e eu gostei demais dos primeiros livros que o Lenormand publicou ,li faz tempo,quando ainda conseguia comprar a bom preço os livros físicos na Amazon France,e não dá mais,o valor do frete fica um absurdo e os livros em euro,por lá saem barato,mas na conversão atual,um roubo.Fico com os e-books mesmo,faire quoi?

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Les taties flingueuses,Frédéric Lenormand



L'epervier do Temple foi uma ótima leitura ,ágil,sem tantas reviravoltas mas com os personagens bem resolvidos,do começo ao fim,sem pontas soltas.
Agora,já que os e-books do Jean D'Aillon acabaram,vou pegar os Lenormand que eu tenho no Kindle e estão à espera faz tempo.
Este Les Taties Flingueuses é a segunda enquete deste personagem que ainda não conheço,veremos.

 

terça-feira, 11 de novembro de 2025

L'epervier du Temple,Jean d'Aillon





La  prophetesse voilée foi 5 estrelas,livro muito bem desenvolvido,misturando personagens históricos aos personagens criados pelo autor,usando alguns fatos do passado,mas com um enredo ficcional,me prendeu desde o começo.
Agora volto mais pra trás,na Idade Média,com templário fugitivo e suas aventuras,veremos.

 

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

La prophétesse voillée,Jean d'Aillon


E já estou na segunda parte deste livro,a primeira foi  justamente devorada tanto quanto o Le funest testament.Adoro estas leituras que pegam a gente e levam embora.No Testament uma enquete do Louis Fronsac,um flash back do início da carreira,no século XVII.Na Prophétesse mais um do Edward Holmes no meio da guerra civil na França do século XVI - e foi "aquelecommmeeççççooooooooo",uma senhora volta ,daquelas que o d'Aillon faz muito bem e ele estava inspirado.Várias coisas acontecendo,espero que ele costure tudo direitinho no fim,veremos. 

 

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Le Funest testament, Jean d'Aillon



Terminado o último livro que eu tinha da Júlia Lopes de Almeida, que tinha só quatro estórias e só uma valeu a leitura.Agora vou voltar pros meus franceses,enfim,porque este ano foi todo de Brasil,a sério e eu estou com saudades dos meus romances históricos. 

 

domingo, 2 de novembro de 2025

A Isca e outras histórias, Júlia Lopes de Almeida




As pessoas que reeditam estes livros antigos muitas vezes colocam/projetam nos prefácios e introduções  ,muita coisa que,realmente,não se vê quando se lê.N'O pássaro tonto a "solução " para a protagonista,como nos outros livros da autora,foi a possibilidade de casamento,não emancipação,autonomia ou autossuficiência feminina.Certo,a autora lutou pela educação das mulheres,foi abolicionista,mas não fugiu ao seu tempo.Enfim,gostei da maior parte do que li da sua obra,com estas ressalvas.Agora,vou para o que ficou para o final,outro livro de contos.Tomara que seja bom e variado como o Ânsia Eterna, veremos. 

 

sábado, 1 de novembro de 2025

Pássaro tonto,Júlia Lopes de Almeida



O Ânsia Eterna foi ótima leitura uma coleção bem diversa de contos e grande,maior que esperava - alguns já conhecia de outras coletâneas com diversos autores ,mas a maioria foi uma surpresa boa.
Agora vou para este Pássaro Tonto, último livro da Júlia, publicado postumamente,veremos.