sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Barbudos,sujos e fatigados soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial Cesar Campiani Maximiano


Muito interessante o livro a Nossa Guerra:mostra de verdade como a FEB e a FAB foram criadas,dá nome aos bois(militares,no caso) e quando diz que trata de alguma coisa,é isso mesmo,vai fundo.Fala dos comboios de navios:descreve tipo,nome,o que e quando e quem fez os comboios;idem ibidem para a aviação  e a força armada.No começo empata um pouco a leitura,com tipos de embarcações, aviões,e números e siglas para os diferentes corpos que formaram os expedicionários(tipo o 2°batalhão da 1a cia do 5°exército, ou coisa que o valha -especificando vários no mesmo trecho,ou seja,atrapalhou-me bem),mas é compreensível pois se esforçou para dimensionar a participação  na guerra sem cair em extremismo de crítica nem de condescendência. Tipo diferente de leitura pra mim,bagunça um pouco os dois neurônios, mas no fim,acho que fiquei no lucro.
E,da mesma forma que a pesquisa do Ricardo Bonalume foi fundo,o César Maximiano também se especializou em FEB,Segunda Guerra e por aí - aquele livro 120 objetos sobre o Brasil na Segunda Guerra é dele;eu critiquei,mas depois fiquei pensando na dificuldade que deve ter sido reunir ,catalogar e registrar tudo.Aqui é terceiro mundo,mal se tem memória histórica, quanto mais preservação. Enfim,vamos para mais histórias dos pracinhas e espero ter menos dificuldades com este livro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário