Lido o maravilhoso Pauliceia Desvairada agora vamos para a safadeza do Mário,que aparece "em toda sua obra" segundo o início da introdução. Do que eu li dos contos,já deu pra perceber,das cartas então,nem se fala.Legal ver sob a lente da especialista em erotismo nas escrituras,Eliane Robert Moraes.Mais um livro pra gostar,sem escapatória.
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Paulicéia desvairada - Mário de Andrade
Agora que já se foram mais os ótimos contos e crônicas,chega a hora da poesia com o primeiro publicado pelo Mário. Alguns poemas são muito citados,mas nunca peguei este livro inteiro,veremos.
terça-feira, 26 de agosto de 2025
O melhor de Mário de Andrade - contos e crônicas
E lá se foi o Amar ,verbo intransitivo.Agora,mais contos e crônicas ,numa seleção diferente.Os que eu já li e estão fresquinhos na memória e não vou reler,só os que ainda são inéditos pra mim,veremos.
sábado, 23 de agosto de 2025
Amar,verbo intransitivo - Mário de Andrade
Depois de ler alguns dos contos mais famosos e importantes (e bons de ler)da obra do Mário de Andrade agora vou para o seu romance(apresentado como "idílio").O filme com a Lilian Lemmeertz é uma pequena obra prima,e a escrita em que foi baseado deve ser tanto quanto.Veremos.
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Contos novos,Mário de Andrade
O Lição do amigo foi mais que cinco estrelas:Mário nas cartas,Drummond nas notas,introdução e apêndices ,uniu dois dos maiores caras da literatura mundial.Que livro!!!!!
Agora vou me apegar nas obras do Mário(ficção:prosa e poesia),pegando estes contos novos.Gostei demais dos contos do Primeiro andar, que ele chamou de obra imatura,calcula estes,veremos.
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
A lição do amigo -cartas de Mário de Andrade para Carlos Drummond de Andrade
O livro do Werneck foi bem gostoso de ler e deu uma outra visão dos tempos que o Mário de Andrade passou no Rio e as cartas são uma delícia de ler.
Este livro agora vai além porque aa cartas são bastante anotadas e comentadas pelo destinatário - o Werneck também fez isso,mas numa dimensão menor.Estou na primeira carta e tantas são as notas !!Tem até outra carta de alguém referido nelas,uma riqueza,mas é uma leitura mais lenta e demorada.
sábado, 9 de agosto de 2025
Mário de Andrade, exílio no Rio - Moacyr Werneck de Castro
O Eu sou trezentos foi bem diferente do Em busca da alma brasileira, generalizou mais,simplificou coisas importantes e destacou outras nem tanto.Agora vou para outro perfil do Mário de Andrade, mais restrito ao tempo em que esteve no Rio de Janeiro, veremos.
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Eu sou trezentos:Mário de Andrade, vida e obra - Eduardo Jardim
O Em busca da alma brasileira esteve à altura do biografado,informação e fundamento,gostei muito.
Daí,comecei este Eu sou trezentos descobrindo que não era o que esperava,outro livro com quase o mesmo título mas de uma autora que conheceu e trabalhou com o Mário de Andrade.
Fazer o quê?Toca a ler,veremos.
Assinar:
Postagens (Atom)