sábado, 29 de junho de 2024

Crimeia,a história da guerra que redesenhou o mapa da Europa no século XIX - Orlando Figes



Os três contos do Sebastopol deram uma amostra da que aconteceu na Guerra da Crimeia(ou guerra russo-turca,ou guerra oriental), agora vou uma história desta guerra, veremos.

 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Sebastopol, 1855,Guerra da Criméia - Lev Tólstoi



Já terminei a fuga do Trotsky,foi Ok,mas nada comparado ao que foi dito na introdução do Leonardo Pádua,enfim,cada um com seus ídolos.
Na mesma prateleira estava está reunião de textos sobre a guerra escritos antes do Tolstoi se tornar um grande escritor,veremos. 

 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Fuga da Sibéria, Trotsky






O deus das pequenas coisas  me destruiu!Dolorido,dolorido,dolorido:desamor,negligência, "vida tradicional",divisão de castas,muita coisa e muita gente,infelizes.E como diria Tolstoi, cada infeliz é infeliz do seu jeito,mas na família do enredo é uma coisa sobre a outra,uma junção de dor.Super leitura,recomendo. 
Não vou tentar outra ficção agora,vou ler sobre uma das fugas do Trotsky,veremos.

 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

O deus das pequenas coisas,Arundhatti Roy




O Niketche foi demais!Que livro bonito,poético e duro,ao mesmo tempo.Poligamia,vida das mulheres numa sociedade tribal mas em meio às mudanças ocidentalizantes,feminismo fora da caixinha.Gostei demais.
Agora,irei para a Índia com este O deus das pequenas coisas,veremos. 
E sim,todos os lidos mais recentes são Cia. De bolso - agrupei os de bolso de diversas editoras e agora é só por pra luta e desencostá-los do esquecimento.

 

sábado, 15 de junho de 2024

Niketche,Paulina Chiziane



 



O que foi As boas mulheres da China?!?!?!?!Que livro,quanta história. Tocante,dolorido,comovente.E quando a gente se reconhece em algum relato?Nossa,só digo:leiam!
Da China para Moçambique, mais uma história de mulheres,desta vez ficção,veremos.


quarta-feira, 12 de junho de 2024

As boas mulheres da China,Xinran



O Como tigres na neve foi um ótimo romance histórico, uma ótima introdução para a história da Coréia,um livro daqueles bem redondinhos onde todos os personagens criados tiveram início-meio-fim,nada ficou pra trás e a história fechou muito humana.Vale a fama.
Continuando no extremo leste agora vou saber das mulheres da China com este livro da Xinran que está aqui há um bom tempo,agora chegou a hora,veremos. 

 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Como tigres na neve,Juhea Kim


O A mais recôndita memória dos homens  foi um ótimo livro,que abre chamando uma fala dos Detetives Selvagens- que é aquela obra-prima do Roberto  Bolaño -e percorre vida e literatura,com questões de africanidade ,escritura.É muito bom,mas deixa um gostinho de quero mais,4 estrelas.
Agora,vou ler uma autora sul-coreana pela primeira vez,os blurb na quarta capa colocam o livro lá em cima,veremos.

 

sábado, 1 de junho de 2024

A mais recôndita memória dos homens,Mohamed Mbougar Sarr



As cartas do Kafka me cansaram um pouco.A edição dos diários foi ótima,tudo e todos que apareciam estavam referenciados nas notas,já  nas cartas a maioria dos nomes /lugares ficou ao acaso.Fora que acompanhar o nhem-nhem-nhem dele foi meio demais.Nos diárias tinha os escritos,sua vida social,enfim,se for escolher um pra ler prefira os diários (li no Kindle e as notas ficam bem fáceis de acessar).
Daí,sem ideia do que ler,escolhi este A mais recôndita memória dos homens  pelo título mesmo e porque está numa edição linda,veremos.