Minha primeira vez com Ulisses foi numa edição como esta.
Mas,diferentemente dos filmes,não tem Cavalo de Tróia, nem destruição da cidade no livro - destruição citada numa passagem bem anterior ,falando adiantadamente do destino dos Priamidas ,enquanto narra uma outra parte dos acontecimentos.As mulheres então,duas ou três falas no texto inteiro ou,quando presas de guerra e "prêmio" pra alguém,seu valor em bois ou sua capacidade laborativa.Só as tragédias mesmo é que resgataram e criaram as troianas(estou com elas aqui pra ler).
Mas é bom de ler,é a descrição de alguns dias e batalhas de uma guerra que dura dez anos.Não tem "começomeiofim",é um pouco agora,um pouco depois e os antecedentes pessoais,sempre.
Tá certo,depois de ler aquela enxurrada temática ano passado, acostumei com histórias mais redondinhas,mais fechadas,mas eram todas homericamente inspiradas e de certa forma "rechearam" os "buracos "do original.
E,quanto a isso,vou agora para a Odisséia. Quantas adaptações e filmes sobre eu já vi neste meu meio século de vida?!?!Milhões,mas agora.....vamos ao original!Como será este Ulisses/Odisseu na fonte?!?!Vai esclarecer fatos sobre Tróia?!?!Vai ser tão interessante quanto os romances?!?!
Aguardem os próximos capítulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário