segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

E acabou-se a Odisséia!





Nossa,que livro.Sim,fluído e cativante,mais que a Ilíada, fora que é mais redondinho.Tem as frases feitas,repetidas,só que vai além. É mais prosa,mais enredo,sequências de ação  quase visuais.Não parece um texto antigo.Tradução nota mil .E,mesmo já sabendo tudo,é bom de ler.Os neuróticos do spoiler devem odiar um livro assim,dois mil e quinhentos anos,por baixo,como não saber dos infortúnios  e da vingança do Ulysses?!?!?!

E tudo que eu gostei nos livros do Valério Massimo Manfredi (Ninguém, o juramento e Ninguém, o regresso) já estavam no original,o italiano só retrabalhou(muito bem).Se você  não estiver a fim dos textos antigos,vai nos Ninguéns que tá garantido.

E as fotos são do meu segundo e eterno Ulysses- o primeiro foi o daquela coleção infanto-juvenil da Abril dos anos 1970.Muitas versões passaram(filmes e séries) e o personagem ainda me cativa. 

E sim,mesmo depois de milhares de anos os dois, a Ilíada e a Odisséia, são super leituras e (nesta edição  que li)além do texto estar genial tem material de apoio de primeira.


E,fica a pergunta,será que algum dia eu encaro o Ulysses do Joyce?!?!Será que eu dou conta?!?!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário