domingo, 28 de fevereiro de 2021
Duas tragédias gregas:Hecuba e As Troianas Eurípedes
sábado, 27 de fevereiro de 2021
As mulheres de Odisseu - Eduardo Loureiro Jr e A Odisséia de Penélope - Margareth Atwood
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Foras da lei barulhentos e outras coisas (vários autores)
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
O mez da grippe e outros livros,Valêncio Xavier
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
E acabou-se a Odisséia!
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Odisséia, Homero
Minha primeira vez com Ulisses foi numa edição como esta.
Mas,diferentemente dos filmes,não tem Cavalo de Tróia, nem destruição da cidade no livro - destruição citada numa passagem bem anterior ,falando adiantadamente do destino dos Priamidas ,enquanto narra uma outra parte dos acontecimentos.As mulheres então,duas ou três falas no texto inteiro ou,quando presas de guerra e "prêmio" pra alguém,seu valor em bois ou sua capacidade laborativa.Só as tragédias mesmo é que resgataram e criaram as troianas(estou com elas aqui pra ler).
Mas é bom de ler,é a descrição de alguns dias e batalhas de uma guerra que dura dez anos.Não tem "começomeiofim",é um pouco agora,um pouco depois e os antecedentes pessoais,sempre.
Tá certo,depois de ler aquela enxurrada temática ano passado, acostumei com histórias mais redondinhas,mais fechadas,mas eram todas homericamente inspiradas e de certa forma "rechearam" os "buracos "do original.
E,quanto a isso,vou agora para a Odisséia. Quantas adaptações e filmes sobre eu já vi neste meu meio século de vida?!?!Milhões,mas agora.....vamos ao original!Como será este Ulisses/Odisseu na fonte?!?!Vai esclarecer fatos sobre Tróia?!?!Vai ser tão interessante quanto os romances?!?!
Aguardem os próximos capítulos.
sábado, 13 de fevereiro de 2021
"Pulando" carnaval.
Desta vez é por decreto,todo mundo(que não quer pegar e espalhar o corona por aí) vai fazer o que fiz desde sempre,"pular" o carnaval,bloco Do sofá eu não saio,ligados nos livros(e na Netflix).Cordão dos Queremos a vacina Já!
Vem vacina!Minha mãe(88 em agosto) já tomou a primeira dose.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Ilíada, Homero
Acabei o Tirano agorinha e o livro melhorou bastante,mostrando a riqueza,violência e o estabelecimento de cidades gregas na Sicília e suas batalhas contra Cartago. Sim,só uma ilha,mas um mundo inteiro de diversidade cultural.Numa antiguidade longínqua, apenas uns 40 da história, com os primeiros indícios do que se tornaria a máfia,sim,é velha,tanto quanto o mundo.
E,meus deuses,porque meus cursos de Antigas foram tão ruins?!?!Quanto mais leio,mais percebo o buraco negro do não conhecer,nunca ter ouvido falar.Como recuperar?Já,sei,não dá.Passou,já era(isto é título de algo que li,não lembro).
Daí,depois de ver um pedacinho derivado do mundo grego,do início ao fim,nada melhor que,enfim,ir para a mãe das batalhas e vou pegar a Ilíada nesta edição da Penguin &Cia. Tenho outras,mas pra manusear e ler à vontade,esta é a mais simples.E sim,tenho as outras mais ",luxuosas"(Cosac,Ubu,34,Nova Fronteira)mas é reserva pro futuro.Muito material de apoio pra livros que quero ler e reler(já fiz a preparação ano passado).E vamos ao poema!
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
O Tirano,Valério Massimo Manfredi
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
O Leopardo, Giuseppe Tomasi do Lampedusa
Livrão,livraço.Faz jus à fama.Leitura fluente,texto elegante,uma jóia.Não consegui mais largar até terminar e ainda enfrentei posfácio e apêndices, edição super boa -um dos " perdidos no Kindle"que resolvi pegar pra continuar nas ilhas italianas(o anterior era sardo,este aqui,siciliano).Como já vi e revi o filme da década de 60,a história não tinha mistérios mas o texto é insuperável é rico,vivo,mesmo falando de um fim de dinastia enfrentando mudanças-vai além do filme e tem mais nuances.Mas o príncipe de Salina continuou o Burt Lancaster durante a leitura,não teve jeito - para os outros personagens não tinha imagem na cabeça,ficou a descrição que o autor fez.