A Pension Belhomme vem do lado historiador do Frédéric Lenormand ,é não ficção e mostra como algumas situações dúbias e corrupção existem desde que o mundo é mundo - mesmo que não sejam bem vistas, acontecem,mesmo com os jacobinos(todo fundamentalismo é escroto).O livro faz um levantamento de alguns dos prisioneiros do Terror(a fase assassina da Revolução Francesa),que foram transferidos das prisões para une "maison de santé",a troco de influências e grana.A maioria desta pequena centena escapou da guilhotina,que é um acontecimento por si mesmo já que o caminho da maioria foi prisão-guilhotina(10 meses,milhares de mortes,fora os massacres e fuzilamentos em massa) - tanto quanto ter sobrevivido a incêndio apenas a documentação desta "clínica".Existiram várias ,na época,funcionando como aquela,mas se tem poucas menções documentais.Gostei demais,mostra um lado nada bonito da Revolução e que,apesar da "igualdadeliberdadefraternidade",sempre tem os "mais iguais".Os motivos para perseguição e prisão eram os mais incongruentes possíveis e tudo funcionava na base da delação.Cartas.Cartas e mais cartas,assinadas,servindo para prisão,morte e extorsão.
Mudando totalmente de gênero,peguei o e-book do último Dan Brown pra esvaziar a cabeça .Sim,eu leio Dan Brown,acho que já li dele tudo que publicaram por aqui,não dói!É diversão, tanta coisa acontecendo,tanta informação que a gente viaja legal.E mal comecei a ler,mas foram muitos capítulos curtos e já passou de Praga pra Nova Yorque pra Londres - e tem um Golem!!!!E tem noética(pesquise),filosofiaesoterismoeseiláoquê.O título em inglês é The secret of The secrets,ia ficar meio brega em português- ia parecer título de novela.Mas é ano eleitoral,tem os estragos unidos,os bolsocoisos,e eu quero não pensar nisso tanto.E eu amo ler!!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário