sábado, 9 de novembro de 2019

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Formar

 Como, em tempos de Google, eu venho mostrar e falar de dicionário enciclopédico?!?!É que realizei um sonho de muito tempo que era ter esta coleção - que tinha na minha casa e que foi fonte de trabalhos/pesquisas durante toda a minha infância e aborrescência.Só no Magistério(sim ,eu fiz um curso que não existe mais.Veiera define)é que ia à biblioteca para consultar a mãe das Enciclopédias,a Barsa.Mas antes,só esta coleção e uma outra que era mais "científica"(ciências,química e biologia)pra segurar a barra dos trabalhos de escola.Nada desta facilidade de hoje de digitar uma pergunta e rece ber um milhão de respostas possíveis (mas às vezes sem muito fundamento ou basicamente erradas);tinha "tudo" o que era conhecimento até aquela época .Meus primeiros contatos com muita coisa.Na edição que tínhamos havia um anexo com gravuras do Debret.Arte e História ali,ao alcance das mãos,primeiros contatos com o que me atrai a té hoje.
 Ficou barato,via Estante Virtual,(o frete é que foi caro) e veio surpreendentemente bem conservada(só com o corte superior sujo do armazenamento).Estava esperando livros meio destruídos e fiquei surpresa ao abrir os volumes e perceber o quanto inteiros estão!Os livros são bonitos que só,tem relevo na capa e a guarda reproduz os desenhos do relevo.

 Tá,tem mais de 50 anos....mas eu também!Quiz muito voltar a ter e folhear estes livros apesar da "antiguidade".É apego emocional que chama?É!Uma volta a alguma coisa boa de uma época muito dura e ruim da minha vida.
Todos os volumes tem estas ilustrações e algumas (poucas) páginas coloridas no meio,muito bonitas.

Falta arranjar um espaço nas estantes superlotadas,não importa.O importante é que estão aqui(mesmo não tendo o anexo do Debret nesta edição,mesmo muita coisa estando completamente desatualizada,mesmo provavelmente evidenciando coisas que não são mais usadas ou que não existem mais).Um presente que queria me dar faz tempo e agora consegui!O mesmo aconteceu quando achei para imprimir bonecas de papel com as roupinhas!Sim,quando pequena,passava horas com as minhas,brincava até estar tudo meio rasgado e caindo.As novas eu nem recortei,não precisa.Só de saber que ainda existem é uma alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário