terça-feira, 9 de abril de 2019

Projeto Lendo o mundo da Primeira Guerra e além,andamento



Continuo com as leituras,tirando as do inglês,o resto só calhamacitos:  estou mais ou menos nos 70% do e-book do Dr Jivago,achando o dito cujo mais chatinho do que no filme,acho que semana que vem termino.
Do Homem sem Qualidades eu já perdi a esperança que realmente aconteça alguma coisa(sobre a guerra,exatamente,quase nada até agora),muito nhém-nhém-nhém e algumas passagens mais ágeis,mas já passei da página 600,ou seja,3/4 do livro.Se é pra mostrar o vazio e a futilidade e como estavam ultrapassados os "austríacos" da classe dominante,está conseguindo.
Agora o que está me agradando demais e estou com dó porque vai acabar logo(faltam menos de 80 páginas) é o Anos Vertiginosos,que delícia de leitura!Fico imersa na época,muita coisa acontecendo,de Einstein a Virgínia Woolf,passando pela descoberta da hereditariedade genética.Cientificismo,eugenismo(sim,não começou com os nazistas,veio antes),o cinema como diversão de massa,a urbanização dos grandes centros,automóvel,aeroplanos,telégrafo,fonógrafo,trem,bicicletas,motocicletas,transatlântico,o grande jornal e muito mais.Sim,isso tudo só está há pouco mais de cem anos no mundo e estão tão assimilados que é como se existissem desde sempre,fora o que está em desuso há já bastante tempo.As lutas operárias mal tinham se consolidado,os poucos direitos conseguido só serão estabilizados depois da Segunda Guerra(e agora no começo do séc XXI estão caindo!Menos de cem anos do "estado de bem estar social",isso nos países que o alcançaram).Esta ebulição toda,mais o armamentismo e militarismo frutos ainda de mentalidade antiga,formaram o caldo de cultura para o conflito.


Já estou pensando nos próximos livros a escolher,não,não acabou ainda.Tem  muita coisa pra ler,mas quero pegar livros menores com leituras mais rápidas e melhores.Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário