quarta-feira, 6 de março de 2019

Lendo o Mundo da Primeira Guerra,atualização


George V                                         Guilherme II                                Nicolau II

Terminei o Três Imperadores ontem e que livro gostoso de ler,três biografias  mais o pano de fundo histórico,os bastidores políticos, em aproximadamente 500 páginas,conteúdo bem condensado.
Foi mostrando como as relações familiares entre os primos modificou-se conforme foram se complicando as relações entre os países.Como eram figuras ultrapassadas,atropelados pela História.Netos da Rainha Vitória conviveram entre si  como primos,nas diversas cortes,em visitas de parte a parte e com outros membros de famílias reais,veraneios,regatas,caçadas,casamentos e funerais,mas depois de alcançar seus tronos,bem a coisa deu uma desandada.Muita intromissão na política,diz-que-diz,aparelhos de governo desfuncionais complicaram tudo.
A Inglaterra de George V por ser uma monarquia parlamentar teve menos problemas,já a Alemanha e a Rússia,socorro,tanto que logo após a guerra tiveram revoluções ,a da Rússia efetivou-se mas a da Alemanha foi abafada com sangue e originou o clima extremista que depois ajudou o nazismo a se sustentar.

E não foi apenas o Franz-Ferdinand que sofreu atentado,durante a leitura aparecem diversos casos e até um rei de Portugal que eu nunca tinha ouvido falar e que também foi vítima de ativistas.Tempos quentes e conturbados,nada daquela calmaria que diziam ser o ar da época.



Guilherme II                                     George V                                     Nicolau II

São mostrados sempre assim,de uniforme militar e suas condecorações,não por fazer parte do exército mas por ter os "títulos honoríficos".George e Nicolau tão parecidos quase como se fossem gêmeos.
Viveram a vida de convenções e hábitos ultrapassados ,não acompanhando as mudanças sociais e vivendo afastados da realidade.





George morreu em 1936,Nicolau foi morto em 1918 e Guilherme,exilado na Holanda,foi o que viveu mais até 1941.

Rainha Victoria e família em Coburg em 21 de Abril de 1894, montado para o casamento da princesa Victoria Melita de Saxe-Coburg e Gotha e Ernest Louis, Grão-duque de Hesse, ambos os netos da rainha Victoria. O casamento ocorreu em 19 de abril de 1894. O grupo inclui os membros das famílias reais prussianos e russos. Maria Pavlovna pode ser vista ao lado de Vicky em pé.

Reis ,rainhas,príncipes,princesas,grão-duques e duquesas,futuros czar e caiser com a avó em fins do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário