Terminada a biografia,começa o folhetim sobre a época,com o mestre dos mestres e inventor do gênero,Alexandre Dumas.père:
Só de saber o cuidado para estabelecer o texto depois de mil modificações(a quantidade de edições diferentes feitas ainda em vida do escritor e tudo o que foi publicado depois desencorajaria qualquer especialista!),as indicações de onde foram feitas traz mais curiosidade sobre a obra.
E mais ainda,sabendo que o Dumas mergulhado em seu tempo,chama o passado para "mostrar",evidenciar as transformações,usa os historiadores para dar peso,não tem como ficar indiferente.
Tudo bem,pode ser "datado",mas não envelheceu.Nós aqui em meio ao "petrolão do PT" vendo a corrupção transbordar e mostrar as entranhas do poder entendemos mais ainda quando eventos semelhantes são mostrados,mesmo que numa época distante.
E depois de séries e séries de romances históricos dá pra perceber o quanto os escritores atuais beberam na fonte e usaram o Dumas como base de suas histórias.bem naquela de nada se perde,tudo se transforma!Obra riquíssima,difícil de conhecer inteira,mas uma maravilha.Entretenimento do bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário