segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Oswald de Andrade, mau selvagem - Lira Neto




E vamos ao fauno,sim,o super machista,que acabou mais notório que qualquer um dos modernistas por seu comportamento e por ter a língua maior que a boca.Sim,de tudo que já li até agora o Oswald que aparece é uma bosta de pessoa,vamos ver se esta biografia melhora um pouco isso,sim,porque meu ranço é enorme e não me deu vontade de ler nada dele,vamos ver os pormenores da vida.

 

domingo, 21 de setembro de 2025

Tarsila, os anos secretos- Renata Koraicho


Terminei a vida doce-amarga  e já dei conta destes "anos secretos",ambos pequenos livros sobre a Tarsila do Amaral que não me mostraram nada de tão notável assim.Uma mulher do seu tempo com as questões do seu tempo e de sua vida,e deixaram a arte meio desfocada ao invés de ser  o viés principal a ser explorado,que pena.

 

sábado, 20 de setembro de 2025

Pagu,autobiografia precoce - Patrícia Galvão/Tarsila,uma vida doce-amarga -Mary del Priore





Li este pequeno texto da Pagu sem qualquer referência:nada de introdução ou prefácio ou informações prévias,e esperando algo mais biográfico(acontecimentos-datas),e o que encontrei foram reminiscências meio sem pé nem cabeça,dum breve período de vida dela,endereçada ao seu segundo marido,descoberto depois de dar um Google.Enfim,não deu pra contextualizá-la na sequência do modernismo como pretendia.

 Daí,peguei o Tarsila,uma vida doce-amarga,da Mary del Priore e parece um resuminho de uma biografia mais encorpada,numa sentada já foram 70 páginas,amanhã acabo com ele.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

A cangaceira,vários




No A Luta deu pra ver um pouco a realidade para as moças pobres(remediados?),a estreiteza dos horizontes. Agora vou para outro extremo,incluindo violência física no cenário,nesta HQ nacional,veremos.

 

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

A luta,Carmen Dolores




E lá se foi o Mário!Mas vai ficar guardadinho aqui dentro.As poesias são especiais!
Agora voltarei às escritoras da época que fizeram muito sucesso,mas depois,foras devidamente "esquecidas",porque questionavam o papel das mulheresna sociedade.Carmen Dolores é o pseudônimo de uma mulher que foi a mais bem paga da sua época,escrevia na imprensa e fez romances ,como este A Luta,que causaram!Veremos. 

 

domingo, 14 de setembro de 2025

De olho em Mário de Andrade, uma descoberta intelectual e sentimental do Brasil - André Botelho



E lá se foi o Turista Aprendiz - li tantos trechos citados nos outros livros que parece até que conhecia o livro todo.
As poesias estão indo com vento a favor -não é tanta coisa assim,afinal.Estou me deliciando.
E fui ver se ainda tinha alguma coisa sobre ele sem ler e peguei este livrinho que parece um resuminho de tudo - bom pra fechar a viagem que comecei em julho. Tem outro sobre o Mário" político ",que não vou pegar não,acho que esta parte ficou bem esclarecida com as outras leituras.O Macunaíma li milênios atrás, também não vou pegar(muito citado nos outros livros).Enfim,está acabando.





 



Minha santíssima trindade de poetas aumentou pra cinco:os outros conheci da vida inteira e o Mário é o amor recente.
 

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Mário de Andrade, Poesias Completas




Agora sim,a poesia do Mário - encontrei esta edição crítica na Estante Virtual e achei mais prática que vários livros pra ter tudo,sendo que alguns não se encontram mais publicados.Edição da Itatiaia de 2005.Pra ler aos pouquinhos.

 

sábado, 6 de setembro de 2025

O turista aprendiz,Mário de Andrade




E agora,continuando meu percurso na obra do Mário de Andrade, peguei este Turista aprendiz,que tem o relato das viagens dele ao Norte e ao Nordeste do Brasil,em 1927 e 28/29.Já conheço trechos citados nos outros livros que já li,agora é ver tudo na linguagem peculiar e na mistura de relato,diário,crônica e ficção. O início já li,e foi uma delícia.

 

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

O Mário que não é de Andrade, Laura Sandroni




Depois da seleta das safadezas do/no Mário,vamos pra um infanto juvenil sobre ele - e os dois tem as mesmas fontes:as cartas,livros,artigos,etc,que a esta altura,já me são razoavelmente conhecidas,veremos.