domingo, 24 de novembro de 2024

Simone de Beauvoir, uma vida - Kate Kirkpatrick




Muito interessante o Memórias de uma moça bem comportada,em que Simone de Beauvoir  conta sua infância e mocidade.Os perrengues de dinheiro, a pequeno-burgusia em que vivia,as amizades desde a escola até a universidade, seus pensamentos,suas dúvidas.Além das lembranças, usou muito seus diários e sua escrita é potente - estava com medo da tradução  mas ela não prejudicou em nada,leitura muito fluída e gostosa.
Agora vou de biografia dela,escrita por uma inglesa agora no anos 20 do século XXI,veremos. 

 

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Memórias de uma moça bem comportada,Simone Beauvoir



O Noites de mil e uma noites não foi o que eu esperava.Queria algo tipo mágica e estripulias (Disney passou por aqui)e foi mais  moral e religião,o que não me pegou nem um pouco.
Voltarei à não ficção e vou de biografia da mocidade da Simone Beauvoir - nunca li nada dela,quero ver este - estou meio assim com a edição, traduzida por homem e nos anos 60 do século passado.Com tanta escritora não tinha uma pra fazer a tradução?E uma edição mais atual,quem sabe?Mas é esta que eu tenho,então vai ela mesmo,veremos. 

 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Noites das mil e uma noites,Naguib Mahfuz



A leitura do Dicionário kazar foi desigual,parte cativante,parte cansativa e,no final,achei um livro apenas ok.
Quero uma leitura de conforto,para ser fluída e me levar sem eu ver:este Noites das mil e uma noite será assim?!?!Veremos.

 

sábado, 9 de novembro de 2024

O dicionário Kazar,Milorad Pavitch



Terminado o Les assassins d'Étienne Marcel quis voltar para um livro que li há quase trinta anos e que ficou ainda na estante.É um daqueles livros curiosos, não me lembro de nada a não ser que,na época, gostei demais,tanto que guardei o li ro até hoje.Será que resiste a esta nova leitura?!?!Veremos. 




 

domingo, 3 de novembro de 2024

Récit du temps de Charles V - Les assassins de Étienne Marcel,première partie - Jean d'Aillon



A história não acabou no livro anterior?!?!Que raiva,ainda mais duas partes pra descobrir o final!Poxa!Tomara que seja bom,veremos.

 

La rançon du roi Jean,deuxième partie,L'Archiprête - Jean d'Aillon e Expressa,Angeli





Confesso que me atrapalhei na primeira parte com o tanto de personagens dentro da his6,às vezes  o d'Aillon exagera,nomeia desde o mais simples guarda até os da mais alta nobreza,fica um tumulto de gente.Agora que alguns já encontraram a morte espero que a coisa melhore,veremos.


 E aproveitei uma tarde à toa pra pegar esta preciosidade,um apanhado da carreira do Angeli,um gênio nocauteado por uma doença degenerativa.Gostei demais,principalmente por me recordar tudo que acompanhei na época,nostalgia boa.