terça-feira, 30 de julho de 2024

As aventuras de Robin Hood,Howard Pyle




O Detetives da linha Púrpura me deixou no chão,destruída!Gente tentando viver na miséria e exploração e ainda tendo que lidar com crimes.Muito triste.Ótimo livro,mas doído demais.
Vou para livros de aventuras,senão não vai sobrar nada de mim.

 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Os detetives da Linha Púrpura,Deepa Anappara




O Kim me fez dar mais um passeio pela Índia( ainda estou repleta com O deus das pequenas coisas),de uns 120 anos atrás.Aventuras,costumes,e um que místico-religioso que não esperava.Gostei mas não amei.
Continuo no país continente,mais na atualidade,com estes Detetives da Linha Púrpura,veremos.

 

domingo, 21 de julho de 2024

Kim,Rudyard Kipling




O Império foi o supra-sumo do imperialismo,louvando o inglês  e passando a bola para os Estados Unidos como digno de continuação!Bom de ler um historiador inglês sobre sua própria história  e muito ruim de engolir a ideologia.
Mas,continuarei com imperialistas,agora com Kipling,e este Kim,nesta edição mais recente,veremos.


 

sábado, 13 de julho de 2024

Império, Niall Ferguson




Assustador como O povo do abismo com seus 120 anos ainda é atual e explica muitas das realidades da pobreza.Aconselho a leitura.
Agora,vou para o Império, como a Inglaterra,minúscula,foi dona de um quarto do mundo.Sendo a mãe do capitalismo,fácil,mas eu quero detalhes,veremos.

 

quarta-feira, 10 de julho de 2024

O povo do abismo,Jack London




O A guerra da Crimeia foi bem instrutivo sobre as pendengas entre os europeus e russos, turcos,asiáticos, balcânicos etc antes da Primeira Grande Guerra,motivos para a queda das impérios Otomano e Autro-Húngaro,alianças,cláusulas secretas em tratados diplomáticos e por aí afora.Esse background acrescentou muito,mais que a guerra em si.
Agora vou para o povo de rua da Londres do início do século XX, voltando ao assunto visto lá no começo deste ano com o livro The Five,a história das mulheres vítimas do Jack o estripador e das condições de vida dos pobres mais que tudo,veremos.