sábado, 26 de agosto de 2023

Nosso amigo em comum,Charles Dickens




O Carmilla foi legal,além dela a edição teve vários extras,inclusive o primeiro sobre vampiros publicado na Inglaterra.Aliás eles todos são de antes do Drácula do Bram Stoker.


E como o Nosso amigo em comum(mais um de financiamento coletivo,este da editora Pedrazul) acabou de chegar,vai furar a fila e ser posto pra briga assim,mal tirado da caixa,não sei nada sobre,veremos.

 

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Carmilla,a vampira de Karstein - Sheridan Le Fanu



Larguei o Vigílias noturnas,juro que tentei,mas é leitura para estudiosos e outros escritores,pra mim,leitora comum,foi totalmente sem sentido.
Daí peguei este Carmilla,pra voltar pros textos fantásticos e esquecer a frustração da leitura abandonada.



 

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Hq Brumas sobre a ponte de Tolbiac,Léo Malet e Tardi



O Vigílias noturnas  tá sendo uma roubada,mas não vou largar,quero ver aonde vai.
No intervalo, já foi esta HQ francesa(a edição é brasileira)bem noir e bem boa de ler.

 

Vigílias noturnas,August Klingemann




Nossa o clima psicológico dos contos do Henry James....o que foi aquilo?!?!Mais que histórias fantásticas eu diria(o melhor pra mim foi o Amigo dos amigos).Daí, mexendo nas estantes peguei este Vigílias noturnas que estava deslocado de prateleira(foi financiamento coletivo no Catarse) mas se encaixa no fantástico do momento,veremos.

 

domingo, 20 de agosto de 2023

Até o último fantasma,Henry James


Mais contos fantásticos,desta vez Henry James,que eu li bastante nos anos 90.Que escrita elegante(tradução esmerada).Já li os dois primeiros,faltam dois.Muito interessante até agora.

 

sábado, 19 de agosto de 2023

Duas desventuras e MarkheimRobert Louis Stevenson

 


O Emil e os detetives fica só um pouco abaixo dos Meninos da rua Paulo,também história com molecada e amizade,mas termina bem e dá um quentinho no coração, amei.

E já se foram três contos do Robert Louis Stevenson, gostei dos três,agora vou procurar outros textos curtos ,veremos.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Emil e os detetives,Erich Kästner




Depois de passear pelos salões literários franceses(muitos,e nem todos,visto as recusas citadas)e rir um bocado agora vou pegar mais um do kindle,este,"juvenil",mas que começou todo diferente com o autor contando como que pegou o jeito pra bolar a história,veremos. 




 

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Ma vie d'écrivain à roulettes avec un chapeau chinois,Frédéric Lenormand



Pensa que vida de escritor é mole,fama dinheiro e glamour só porque ele é francês?
Pensou errado.
Morri de rir com o Ne dites pas a ma mére que je suis écrivain  e já dei boas risadas ao iniciar este Ma vie d'écrivan à roulettes avec un chapeau chinois.Cada salão do livro uma roubada,cada cidade uma (falta) de aventura.Diversão garantida pra quem lê e dó dos perrengues que o escritor tem que passar.A fauna "letrada" que aflora(duvido que qualquer escritor brasileiro falasse assim sinceramente  sobre o meio literário).

domingo, 13 de agosto de 2023

Hqs Conrad apresenta






Lendo hqs no intervalo da outra leitura.
Quatro curtinhas,da mesma editora,da mesma coleção,mais ace$$ível.Gostei de todas,mas o Pré e o Primo,um pouquinho mais.


 

sábado, 12 de agosto de 2023

Ne dites pas a ma mére que je suis écrivain,Frédéric Lenormand



Terminadas as crônicas do confinamento,pego estas outras,mais antigas e,de cara,percebo diferenças na escrita.Foi melhorando com o tempo(ou talvez os relatos sobre o covid tenham repercutido melhor pela semelhança de experiência vivida)?




 

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Eu,lixeiro Derf Backderf



E enquanto o kindle carregava eu li esta graphic,genial e preocupante,recomendo.Agora,de volta pro Lenormand. 

 

Ma drôle d'époque:chroniques du confinement,Frédéric Lenormand




Agora que terminei as peripécias do Fronsac vou para as crônicas do confinamento para rir do humor ácido do Frédéric Lenormand.Algumas ele publicou no Facebook ,na época,e ajudou muito a desanuviar o clima pesadíssimo daqueles tempos.Quero ver se funcionam como um documento histórico,apesar de tudo.

 

terça-feira, 8 de agosto de 2023

Sauver Marie Mancini, seconde partie - Jean d'Aillon


 

 



Começou bem,e já está na parte da confusão ,onde os "heróis " estão em perigo e os bandidos não são exatamente os primeiros suspeitos.Daqui a pouco eles se livram,e a confusão termina.Leitura divertida,por mais que M.d'Aillon use as mesmas fórmulas os meandros do enredo são outros,resta descobrir os mistérios. 

sábado, 5 de agosto de 2023

J.Carlos,por Cássio Loredano e Artur Dapiève



E já foi o Jean d'Aillon da vez,e nos intervalos e depois de terminado eu li dois livros ilustrados sobre o J.Carlos,um desenhista que nasceu em 1884 e morreu em 1950 e que foi mestre na ilustração, cartun,caricatura,com milhares de desenhos em mais de quarenta anos de carreira.
Livros comprados por pura curiosidade e porque acho as imagens ótimos documentos históricos, ainda mais com humor.Este sobre as guerras em especial,mas o Bonde a a linha foi mais biográfico e com algumas amostras da arte.
Gostei dos dois,que não são Hqs ou graphic novels,e sim,livros ilustrados.


 

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

La vengeance du Baphomet, 2ème partie - Jean d'Aillon




Que delícia de ler sob outras conformações  o caso do fim dos Templários e a "maldição",o caso das cunhadas reais,Robert d'Artois,a condessa Mahaut,FelipeIV.....tudo que tinha no livro que me pegou para os romances históricos, o Rei de Ferro,do Maurice Druon,primeiro dos Reis Malditos(que já tive completos em português e que ainda tenho,completos,em francês).Mas na mão do Jean D'Aillon  vira outra coisa,com mais personagens,todos os títulos que eles possuíam,seus cargos,as descrições dos lugares,tudo numa trama "policial"( le polar historique, comme il fault) misturando nobres,plebeus,marginais,monarcas,em ambientação medieval,com direito a escaramuças,fugas,reviravoltas e reviravoltas das  reviravoltas.Adoro.Diversão garantida.