terça-feira, 29 de setembro de 2020

Gregos:os próximos

 

Bem,os gregos ainda estão no pedaço:já foram o Mundo de Homero,Tragédias gregas,Mitologia grega,As mulheres da casa de Tróia, se não me esqueci de nenhum.
Acabei também  os dois Ruth Rocha conta(Ilíada e Odisséia),acho que nem fotografei,o Ilíada ficou melhor que o Odisséia, mas em matéria de adaptação os livros do Valério Massimo Manfredi ainda reinam na minha cabeça.
Agora já separei mais três,O nascimento de Zeus e outros mitos,Mitos gregos e Édipo  rei.Duas adaptações infanto-juvenis e um teatro clássico .

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Ainda os gregos:

E o fanatismo aleatório "gregos" (entendedores entenderão) ainda não passou .Ontem fui fuçar nas estantes(sim é uma zona,controlada,um certo caos,mas eu me acho nele) e descobri este Pierre Grimal escondido,já pus pra jogo.Também achei mais três romances históricos  sobre(O incêndio de Tróia, A canção de Aquiles e o Circe),mais o Livro da Mitologia(daquela coleção o livro de - agora finalmente juntos num nicho de uma das piriguetes - juntos com os 1001 ).Sim,cada vez que procuro algo eu vou reorganizando(ou rebagunçando,sei lá).


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

E,das leituras:

 Terminei o Meu nome é Ninguém,o Juramento e gostei tanto quanto do outro,o Regresso - ou até mais por causa dos personagens e do tanto de referência  que tem das tragédias antigas.Certo,qual o meu conhecimento sobre elas?O que a vida foi me trazendo ,nada específico  ou abrangente,mas agora se ouvir falar de Ifigênia,Cassandra,Hécuba e etc tenho mais elementos que antes.

E encontrei um livrinho, também e-book, sobre as tragédias,com os dados históricos(na medida do possível),pequenos resumos e a mini biografia do Ésquilo,Sófocles e Eurípedes,além de falar sucintamente de outros.Li em duas sentadas.



Incrível  a sorte de  tanto Homero quanto as tragédias terem chegado até agora,milhares de anos depois.São tão fortes e temos apenas fragmentos ,poucas restaram na íntegra.

Este universo me pegou e fui fuçar nas estantes para ver o que tinham a respeito,e já separei dois pra iniciar hoje,antes de decidir se pego  a Ilíada de vez,ou alguma das peças 




O sobre as mulheres de Tróia parece infanto-juvenil, o outro é teórico, veremos.

E pra não dizer que estou fora do mundo atual,estou quase terminando o Bad Feminist e,além de entender o inglês estou gostando demais dos pontos discutidos.Ela trabalha a realidade dos Estados Unidos, mas dá muito bem para fazer analogia com a nossa em relação  à direitos das mulheres,racismo estrutural(ela analisa séries e filmes acessíveis, alguns que conheço),comportamento dos influenciadores (artistas,apresentadores,blogueiros,twiteiros escritores).É uma leitura muito boa,e depois deste,quero ver se continuo  com os livros em inglês  pra destravar de vez(com o francês foi bem mais rápido o processo). 

PS:E numa rápida exploração nas estantes,já encontrei mais material: